Entre em contato com um de nossos especialistas!

Armazém Geral - Transforme 7 Erros em Acertos Rentáveis

Considere também o fato dos custos de deslocamentos de transportadoras para fazer entregas e coletas nos CDs além do mais importante que são os prazos de atendimento ao Cliente.

Pensando nesses aspectos, a decisão da Elemar em instalar seu CD em um ponto estratégico de São Paulo e também do Rio de Janeiro teve como foco principal poder oferecer uma solução perfeita para esse 1º pecado capital que é Localização. Veja aqui nossas localizações estratégicas:

– Elemar São Paulo: Ver mapa

– Elemar Rio de Janeiro: Ver mapa

2º Segurança das instalações

Avançar com segurança é a regra básica das operações militares e no mundo corporativo essa regra é uma questão de sobrevivência para as empresas. Os produtos devem estar em local limpo, seco e seguro, como preceitua as apólices de seguro, mas principalmente como deve ser. Para isso o local de armazenagem deve oferecer essas condições. Outro ponto importante é a segurança patrimonial que implica em controle de acesso, guaritas, rondas periódicas, câmeras estrategicamente colocadas e monitoradas, além de brigadas de incêndio e planos de contingência.

A Elemar está localizada em instalações condominiais que oferecem essas condições e além disso, mantém câmeras internas e controle de acesso a todas as dependências do CD através de controle biométrico, sendo todos os dados armazenados em DataCenter externo.

Por política interna e também determinação da I.S.O. oferecemos treinamentos que englobam aspectos exclusivos de segurança tanto de acesso, quanto de movimentação interna, operadores de empilhadeira etc.

3º Gestão do Estoque

Passamos pela Localização e Segurança e agora estamos dentro do CD onde três perguntas básicas precisam de resposta imediata.:

O que eu tenho?

Quanto eu tenho, em quantidade e valor?

Onde está?

Para responder isso é fundamental que a gestão do estoque seja feita de maneira profissional e competente, com infraestrutura adequada, equipes treinadas e sistemas WMS de última geração que permita evolução constante conforme necessidade de cada modelo de negócio e integrações com diferentes ERPs como Oracle, SAP, Totvs, dentre outros.

O sucesso da gestão começa na perfeita identificação de cada item, chamado de SKU, que deve conter o número de identificação e sua correspondente descrição. Como melhoria, destacamos ser importante também constar seu peso líquido e dimensões, pois isso vai ajudar na gestão do estoque.

Na seqüência é essencial definir os parâmetros de rastreabilidade que cada operação necessita, por exemplo:

Grupo 1) Part Number, Descrição

Grupo 2) Part Number, Descrição, Nr. de Série

Grupo 3) Part Number, Descrição, Nr. de Série, Nr. de Lote, Validade e outros grupos com mais detalhes.

Processos de Recebimento bem definidos e controlados permitem precisão em saber quantidades em estoque por item.

Processos de Armazenagem com critérios de etiquetamento e endereçamento são fundamentais para armazenagem e localização.

Processos de Expedição executados de maneira adequada e seguindo procedimentos e prazos por fase pré-estabelecidos, os SLAs (Services Level Agreement) dão estabilidade e eficácia na operação.

Também aplicáveis os inventários (contagens) periódicas principalmente dos itens estratégicos e claro, inventario geral pelo menos uma vez por ano.

A Elemar tem como padrão a aplicação dos conceitos todos acima mencionados, tornando sua gestão atual de mais de 12.000 posições pallets e mais de 10.000 SKUs, uma rotina estável e bem coordenada.

Esses são procedimentos básicos para enfrentarmos o 3º pecado capital que é a Gestão do Estoque.

A pergunta que você deve se fazer agora é se estes três primeiros “grandes problemas” afetam sua operação logística de armazenagem em algum aspecto.

Se sua resposta for não, ótimo, isto indica que está com as principais coisas em ordem, mas, caso sua resposta seja sim, muito provavelmente precisará identificar como e quando este(s) problema(s) apareceram.

Irei explicar detalhadamente para você quais são os 4 próximos principais erros das operações logísticas de armazenagem na próxima mensagem.


Sobre o autor

No mercado desde 1979, a princípio somente na área de Desembaraço Aduaneiro, a Elemar tem no sue DNA como motivação proncipal, surpreender o Cliente em todos as aspectos relacionados a logística, oferecendo soluções inovadoras, até bem por isto deste conceito nasceu nosso slogan: Logística, Suporte e Soluções, o que fez com que fossemos ampliando nosso leque de serviços para atender todas as necessidades dos nossos clientes e hoje alcançamos o nível de Operador Logístico Internacional com equipes exclusivas e atuantes em:

  • Projetos Logísticos;
  • Agenciamento de Carga;
  • Desembaraço Aduaneiro;
  • Armazém Geral;
  • Gestão de Distribuição.