Com US$ 46,82 milhões exportados para Colômbia em 2025, Missão empresarial do Think Plastic Brazil consolida o país como parceiro essencial

O Think Plastic Brazil, portfólio de soluções para o setor de produtos transformados em plástico no processo de internacionalização para os mercados-alvo, realizado por meio de uma parceria entre a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) e o INP (Instituto Nacional do Plástico), reuniu entre os dias 8 e 12 de setembro de 2025, 27 empresas brasileiras do setor de plásticos transformados em Missão Comercial à Colômbia. A ação potencializou o mercado brasileiro como inovador e sustentável nas rodadas de negócios com compradores do país. Foram US$ 665 mil em negócios imediatos, há uma prospecção de US$ 4.682 milhões e quase 300 reuniões realizadas.

“A Missão Comercial à Colômbia reforçou o posicionamento do Brasil como referência em inovação e sustentabilidade no setor de plásticos transformados. O resultado expressivo de negócios imediatos e as perspectivas para os próximos meses mostram a força das nossas empresas e a importância de ações estratégicas de internacionalização. Estamos muito satisfeitos com a receptividade do mercado colombiano e confiantes de que essa aproximação abrirá novas oportunidades para o setor brasileiro”, comenta Carlos Moreira, Diretor-Executivo do INP e de projetos do Think Plastic Brazil.

A abertura contou com a participação de Carlos Moreira, Diretor-Executivo do INP e de projetos do Think Plastic Brazil, e Paulo Silva, da ApexBrasil, além de compradores internacionais que compartilharam brevemente oportunidades em seus países.

A Colômbia continua sendo um mercado crucial para os plásticos transformados brasileiros. Em 2025, o país projetou um crescimento do PIB de 2,5%, com expectativa de atingir 2,8% em 2026, impulsionado pelo consumo privado, aumento das exportações e investimentos. A inflação diminuiu para 4,5% e o desemprego encerrou o ano anterior em 9,1%, o menor nível desde 2017. Carlos Moreira destaca que, “mesmo com desafios fiscais e alta informalidade, a economia colombiana demonstra claros sinais de recuperação e estabilidade, com ênfase nos setores agrícola, que cresceu 8,1% em 2024, e de turismo, que alcançou um recorde de 6,7 milhões de visitantes.”

No setor de plásticos transformados, os dados de exportação das empresas associadas ao Think Plastic Brazil reforçam a relevância estratégica da Colômbia. Entre janeiro e julho de 2024, as exportações atingiram US$ 39,86 milhões, totalizando 30,17 milhões de quilos. No mesmo período de 2025, esses números aumentaram para US$ 46,82 milhões e 36,25 milhões de quilos, consolidando a Colômbia como o sétimo principal destino, superando mercados como Argentina, Chile e Bélgica. Esse crescimento em valor e volume indica uma demanda robusta e contínua.

Adicionalmente, o Think Plastic Brazil já implementou 20 ações no país, incluindo 18 feiras e dois projetos individualizados em Bogotá. Essas iniciativas resultaram em mais de 10 mil reuniões de negócios, com a participação de 339 empresas associadas. O saldo foi a concretização de US$ 10,3 milhões em negócios e uma projeção de mais de US$ 138 milhões, com um retorno de US$ 132,02 para cada dólar investido. Esses dados confirmam que a Colômbia não é apenas um mercado em expansão, mas também um parceiro comercial estratégico para o setor.

Além das rodadas de negócios em Bogotá, as empresas também participaram de visitas técnicas, que proporcionaram uma visão aprofundada do mercado local e das oportunidades para o setor de plásticos transformados.

Veja a notícia completa em: https://apexbrasil.com.br/content/apexbrasil/br/pt/conteudo/noticias/com-us-46-82-milhoes-exportados-para-colombia-em-2025-missao-empresarial-do-think-plastic-brazil-consolida-o-pais-como-parceiro-essencial.html

Fonte: Apex-Brasil

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