Ingredientes e produtos com múltiplas funções facilitam as rotinas de beleza e aliviam o bolso dos consumidores
Por Estela Mendonça
A multifuncionalidade é uma das mais fortes tendências exploradas no mercado brasileiro de cuidados com a pele, que ainda não decolou como outras categorias, mas que apresenta um dos maiores potenciais de crescimento no país.
A projeção da Euromonitor International para a categoria de cuidados da pele no Brasil, que abrange cuidados faciais, corporais, as mãos e kits para a pele, é que nos próximos anos continue crescendo a uma taxa superior à média global e também a latino-americana.
Em 2023, as vendas de produtos de cuidados com a pele no país totalizaram R$ 18,9 bilhões, um aumento de 10,4% em relação ao ano anterior, segundo dados da Euromonitor, que prevê elevação das vendas de 48,6% nos próximos 5 anos, de 2023 a 2028, atingindo R$ 28,1 bilhões. No ano passado, o Brasil ficou na oitava posição no ranking global, que tem no top 5 a China, os Estados Unidos, o Japão Coreia do Sul e Alemanha.
Múltiplos benefícios
Na avaliação Yang Hu, gerente de Insights em Saúde e Beleza na Ásia da Euromonitor International, as fronteiras estão menos demarcadas entre as categorias e cresce da demanda por produtos multifuncionais, especialmente em cuidados com a pele, proteção solar e maquiagem. Entre as principais vantagens relatadas pelo especialista, é que esses produtos oferecem múltiplos benefícios, como economia de custo e opções que economizam tempo em um único item.
O analista da Euromonitor também reforça que o futuro da inovação em produtos de beleza continuará a ser orientado por ingredientes: “À medida que as fronteiras entre saúde e beleza se tornam mais tênues, mais ingredientes relacionados à saúde serão pesquisados para desbloquear seu potencial na beleza, com evidências científicas”.
Fonte: cosmeticinnovation.com.br/