Correção: o consumo ideal de proteína por quilo de peso na faixa etária depois dos 65 anos é entre 1 e 1,2 grama, o que significa de 80 a 96 gramas para pessoas de 80 quilos, e não 16 a 32 gramas como publicado entre as 8h22min de 8 de janeiro e as 16h15min de 2 de março. O texto foi corrigido.
O consumo de suplementos proteicos é cada vez mais popular no Brasil. Caso do whey protein, das barrinhas de proteínas e das bebidas lácteas altamente proteicas, entre outros. Dados da Associação Brasileira da Indústria de Alimentos para Fins Especiais e Congêneres (ABIAD) revelaram que as vendas desses suplementos aumentaram nada menos que 75% nos últimos cinco anos. Esses produtos, que antes eram restritos às academias de ginástica, são cada vez mais consumidos pela população em geral.
Especialistas não recomendam esse tipo de produto para pessoas jovens, saudáveis e que têm uma boa alimentação, ou seja, que consomem a quantidade diária necessária de proteína. No entanto, a suplementação pode ser importante para veganos, vegetarianos, mulheres na menopausa, idosos com mais de 65 anos e pessoas com doenças crônicas.
Os nutricionistas também recomendam o suplemento alimentar para quem pratica atividades físicas intensas e buscam aumentar sua massa muscular.
Importância da ingestão de proteínas
A proteína é um dos três macronutrientes (os outros dois são carboidratos e gorduras) que nos fornecem energia e, por isso mesmo, parte importante da dieta cotidiana. Ela é necessária para fortalecer os músculos e para produzir determinados hormônios e enzimas.
O corpo não é capaz de estocar proteína, por isso é necessário consumi-la diariamente, de acordo com nossa idade, sexo, condições de saúde e nível de atividade física.
Diretrizes da Organização Mundial de Saúde (OMS) recomendam que jovens adultos saudáveis consumam pelo menos 0,8 grama de proteína por quilo de peso por dia. Entretanto, esse é o mínimo necessário para não ser considerado desnutrido. Para muitos especialistas, a meta diária deve ser um pouco mais alta.
Fonte: https://gauchazh.clicrbs.com.br/