Organizada pela Abimóvel em parceria com ApexBrasil, Missão Comercial Chile teve compradores de móveis de sete países da região
Nos dias 23 e 24 de julho de 2024, a capital chilena, Santiago, foi palco de mais uma ação estratégica para o mercado de móveis na América Latina: a Missão Comercial Chile 2024, promovida por meio do Projeto Setorial Brazilian Furniture.
Organizada pela Abimóvel (Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário) em parceria com a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), a iniciativa reuniu 35 empresas brasileiras ligadas ao projeto e 23 compradores internacionais de sete países distintos: Chile, Paraguai, Guatemala, República Dominicana, Equador, Uruguai e México.
– Missão Comercial no Oriente Médio
O encontro, delineado para fortalecer as relações comerciais e expandir a presença de móveis brasileiros na região, resultou em 323 rodadas de negócios. O êxito da missão pode ser mensurado pelos números alcançados: foram estabelecidos 344 contatos, dos quais 250 foram novas conexões, movimentando cerca de US$ 15,115 milhões em negócios fechados ou prospectados para os próximos 12 meses.
O desempenho confirma o potencial de ampliação da presença do mobiliário nacional em diferentes mercados, reafirmando os investimentos constantes na modernização dos parques fabris, bem como a capacidade produtiva, a qualidade material e o design original dos produtos desenvolvidos pela indústria brasileira de móveis, maior produtora do setor na região e a sexta maior do mundo. Além disso, também reflete as vantagens estratégicas proporcionadas pelo acordo de livre-comércio no Mercosul, que elimina tarifas aduaneiras e facilita a entrada dos produtos brasileiros nesses mercados.
Missão Comercial Chile
Além de fortalecer laços comerciais, a Missão Comercial serviu, portanto, como uma vitrine para as empresas brasileiras apresentarem produtos que combinam qualidade, design e sustentabilidade, elementos cada vez mais valorizados no mercado chileno.
O Chile tem se consolidado como uma das economias mais dinâmicas da América Latina, impulsionando o acesso à moradia e bens de consumo para sua população. Dentre esses bens, os móveis ganham uma participação importante, com as famílias destinando, em média, 5,25% de suas receitas para a categoria.
Com um potencial de crescimento a curto e médio prazos estimado em US$ 57,6 milhões, as exportações brasileiras para o Chile representam uma oportunidade para empresas do setor moveleiro, especialmente aquelas de médio e pequeno porte, que buscam expandir sua atuação para além do mercado nacional.
Fonte: https://emobile.com.br/