Entre em contato com um de nossos especialistas!

ApexBrasil lança estudo inédito para promover exportações de espumantes e vinhos

blog.elemar.com.br

 

Em 11/03, a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) publicou o Estudo de Acesso a Mercado - Espumantes e Vinhos, que traz dados atualizados das exportações brasileiras do setor e informações para os exportadores acessarem Estados Unidos, China, Colômbia, Rússia e Canadá. Esses países foram escolhidos por meio da metodologia exclusiva de priorização de mercados da Agência, que envolve o cruzamento de análises quantitativas, como dados de fluxos de comércio, macroeconômicos e setoriais, e análises qualitativas, incluindo a percepção de especialistas e de empresas que atuam no setor.

Nos últimos cinco anos (2019-2023), as exportações brasileiras de vinhos para os cinco mercados selecionados representaram 24,4% do total exportado pelo Brasil para o mundo. Os Estados Unidos foram o principal mercado importador do conjunto de produtos selecionados, tendo absorvido cerca de US$ 9,5 milhões, o que representou 72% do total, seguido da China (16%), Colômbia (8%), Rússia (3%) e Canadá (1%).

Para dinamizar as exportações do setor, a ApexBrasil mapeou os principais requisitos de acesso a cada um desses mercados. Para cumprir esses requisitos, o exportador deve estar preparado para responder as seguintes perguntas:

- Qual é o imposto de importação aplicado ao produto no mercado destino?

- Quais exigências técnicas, sanitárias e fitossanitária devem ser cumpridas para concretizar a exportação?

- Quais certificados o exportador (ou o produto) deve possuir?

- Quais regras sobre embalagem e rotulagem o produto deve seguir?

- Quais outros requisitos relevantes de acesso são exigidos no mercado de destino?

O Estudo de Acesso a Mercado - Espumantes e Vinhos traz todas essas informações, além de uma seção temática dedicada às Indicações Geográficas para vinhos, tema de grande relevância para o setor no mercado internacional.

Fonte:Apex-Brasil

Sobre o autor

No mercado desde 1979, a princípio somente na área de Desembaraço Aduaneiro, a Elemar tem no sue DNA como motivação proncipal, surpreender o Cliente em todos as aspectos relacionados a logística, oferecendo soluções inovadoras, até bem por isto deste conceito nasceu nosso slogan: Logística, Suporte e Soluções, o que fez com que fossemos ampliando nosso leque de serviços para atender todas as necessidades dos nossos clientes e hoje alcançamos o nível de Operador Logístico Internacional com equipes exclusivas e atuantes em:

  • Projetos Logísticos;
  • Agenciamento de Carga;
  • Desembaraço Aduaneiro;
  • Armazém Geral;
  • Gestão de Distribuição.