Entre em contato com um de nossos especialistas!

ABIMAPI International (Brazilian Biscuits, Pasta, Breads & Cakes) registra crescimento de 12,2% nas exportações do 1º semestre de 2023

blog.elemar.com.br

 

ABIMAPI International (Brazilian Biscuits, Pasta, Breads & Cakes), projeto setorial criado pela ABIMAPI (Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados) em parceria com a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), tem o prazer de anunciar os resultados positivos alcançados nas exportações durante o primeiro semestre de 2023.

Durante esse período, as exportações dos integrantes do programa ABIMAPI International atingiram cerca de 80 países, totalizando USD 82,4 milhões, o que representa um crescimento de 12,2% em valor em relação a 2022. Ao mesmo tempo, empresas que não participam dessa parceria registraram uma redução de aproximadamente 25% em suas vendas ao mercado externo no mesmo período.

"O programa ABIMAPI International atingiu a meta estipulada com a ApexBrasil para o número de empresas participantes da parceria, contando atualmente com mais de 80 empresas, das quais 70 são indústrias e o restante são tradings ou comerciais exportadoras parceiras das indústrias brasileiras. Com um objetivo ousado de alcançar 54 empresas exportadoras no ano, o programa já conta com 46 empresas que exportaram seus produtos até o momento, representando mais da metade do grupo. Espera-se que esse número atinja 65% até o final do ano", diz Rodrigo Iglesias, diretor internacional da ABIMAPI.

No primeiro semestre de 2023, metade das empresas participantes da parceria ABIMAPI e ApexBrasil abriram novos mercados. Além disso, 5 empresas iniciaram a exportação de um novo item do portfólio, e outras 31 empresas registraram crescimento nas exportações no período. É importante ressaltar que a maioria das empresas participantes possui menos de 5 anos de experiência nas exportações e possui como destino cerca de 5 países.

Dentre os países destacados nas exportações das empresas ABIMAPI com crescimento de 2 dígitos tanto em valor quanto em volume no período, destacam-se os Estados Unidos, Colômbia, Panamá, Portugal, Cuba, Moçambique, Bolívia, Espanha, Malásia e Marrocos. Além desses, países como Paraguai, Venezuela, Uruguai, Angola, Chile, Argentina e Trinidad e Tobago também merecem destaque devido ao alto volume ou valor nas exportações do programa ABIMAPI International.

Os produtos de destaque nas exportações foram os biscoitos, representando 54% de tudo o que as empresas do programa ABIMAPI International enviaram ao exterior no primeiro semestre de 2023. Os biscoitos mais tradicionais do setor, como água e sal, recheados, rosquinhas, maria, maisena, coco e leite, lideraram as exportações. As vendas dos itens mais tradicionais das empresas brasileiras atingiram USD 25,4 milhões e 14,8 mil toneladas, registrando um crescimento de 14,4% em valor em relação ao ano anterior. Os integrantes do programa ABIMAPI International já representam mais de 70% das exportações de biscoitos brasileiros no mundo.

Mas os biscoitos não pararam por aí! Os wafers ficaram em segundo lugar no ranking dos produtos mais exportados pela ABIMAPI International no primeiro semestre de 2023, registrando um crescimento de quase 40% em valor e atingindo USD 17,4 milhões. Já as massas instantâneas ocuparam a terceira posição, com um crescimento de mais de 25% nas exportações e totalizando USD 5,6 milhões.

Outros produtos que também se destacaram nas exportações foram o macarrão grano duro, as massas secas com ovos, o pão de forma, as torradas, os salgadinhos, os aperitivos e a farinha de milho, além da tapioca. Esses produtos registraram um crescimento expressivo nas exportações e contribuíram para o sucesso do programa ABIMAPI International.

Olhando para o futuro, a ABIMAPI International tem perspectivas promissoras para seus empresários. As exportações de wafers brasileiros estão em ascensão, posicionando o Brasil como líder no fornecimento no Chile e entre os 10 principais fornecedores estrangeiros disputando o mercado norte-americano. Além disso, as exportações de panetones estão apenas começando no ano e o Brasil é o segundo maior fornecedor global há mais de 10 anos, quando passou a ter superávit comercial. As massas instantâneas continuam impulsionando a categoria de massas, especialmente na Colômbia, onde o Brasil já é vice-líder no fornecimento. Há também a possibilidade de incremento do grupo de empresas brasileiras exportadoras de tapioca e seus derivados, permitindo que o Brasil lidere o fornecimento desse produto em países como Portugal. E, por fim, as geleias brasileiras têm ganhado espaço no mercado norte-americano e competem de igual para igual com outros fornecedores latino-americanos.

O programa ABIMAPI International continuará trabalhando em parceria com a ApexBrasil e suas empresas associadas para impulsionar as exportações brasileiras e fortalecer a presença dos produtos brasileiros nos mercados internacionais.

Fonte:Apex-Brasil

Sobre o autor

No mercado desde 1979, a princípio somente na área de Desembaraço Aduaneiro, a Elemar tem no sue DNA como motivação proncipal, surpreender o Cliente em todos as aspectos relacionados a logística, oferecendo soluções inovadoras, até bem por isto deste conceito nasceu nosso slogan: Logística, Suporte e Soluções, o que fez com que fossemos ampliando nosso leque de serviços para atender todas as necessidades dos nossos clientes e hoje alcançamos o nível de Operador Logístico Internacional com equipes exclusivas e atuantes em:

  • Projetos Logísticos;
  • Agenciamento de Carga;
  • Desembaraço Aduaneiro;
  • Armazém Geral;
  • Gestão de Distribuição.