Entre em contato com um de nossos especialistas!

Alexandre Silveira avança em tratativas para importar energia limpa e renovável da Venezuela para Roraima, no Norte do Brasil

blog.elemar.com.br

 

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, se reuniu em 23/10/23 em Caracas, na Venezuela, com o ministro del Poder Popular para la Energia Elétrica, Nestor Luis Reverol Torres, com o objetivo de discutir a retomada da importação de energia limpa e renovável da usina hidrelétrica de Guri, na Venezuela, para Roraima, no Norte do Brasil.

Foi formado um grupo de trabalho entre representantes do Ministério de Minas e Energia (MME), do Operador Nacional do Sistema (ONS) e da empresa responsável pelo setor elétrico da Venezuela para acelerar as tratativas entre os dois países, verificando os procedimentos e requisitos técnicos a serem cumpridos, além dos acordos operativos. A expectativa é de que em novembro sejam iniciados os testes de carga e transmissão de energia para o Brasil.

"Foi uma reunião extremamente importante, onde pudemos avançar para garantir a segurança energética do Norte do Brasil, retomando a importação de energia limpa e renovável de Guri para Roraima, que é o único Estado brasileiro que não é ligado ao Sistema Interligado Nacional (SIN). Vamos fazer isso seguindo todas as normas do ONS. Além de mais sustentabilidade com a compra de energia proveniente da hidrelétrica venezuelana, vamos reduzir o impacto ao meio ambiente e a poluição na região ao diminuirmos o uso das termelétricas a óleo diesel, que ainda são mais caras. Estamos prevendo uma economia R$ 10 milhões por mês para o consumidor brasileiro ao utilizar menos combustível fóssil", afirmou o ministro.

A retomada da importação de energia da Venezuela foi viabilizada por um decreto presidencial assinado em agosto, em Parintins. Atualmente, o Brasil tem intercâmbios internacionais de energia elétrica com a Argentina e com o Uruguai, além do Paraguai, por meio da Usina Hidrelétrica Binacional Itaipu.

Alexandre Silveira destacou a liderança do presidente Lula na reconstrução das relações com os países da América Latina.

"O Brasil quer modernizar o seu sistema energético, se integrando com países vizinhos, a fim que possamos garantir segurança de suprimento com a maior modicidade tarifária possível. Também é um objetivo do governo do presidente Lula ampliar o intercâmbio com a Venezuela e os demais países vizinhos para as áreas de petróleo e gás", destacou Silveira.

Além do ministro de Energia venezuelano, Alexandre Silveira também se reuniu com a vice-presidente da Venezuela, Delcy Rodríguez, e com o ministro do Petróleo, Pedro Rafael Tellechea, para discutir pautas e parcerias entre os dois países.

Roraima

Atualmente, Roraima é o único estado brasileiro que não está conectado ao SIN, e tem seu suprimento energético feito por meio de termelétricas a óleo diesel, que é mais cara e mais poluente.

As obras de ligação de Roraima ao SIN foram autorizadas durante viagem do presidente Lula e do ministro Alexandre Silveira a Parintins, no Amazonas, em agosto, e já se iniciaram. A expectativa é de que o Estado seja interligado ao SIN até julho de 2025.

Fonte:Ministério de Minas e Energia - MME

Sobre o autor

No mercado desde 1979, a princípio somente na área de Desembaraço Aduaneiro, a Elemar tem no sue DNA como motivação proncipal, surpreender o Cliente em todos as aspectos relacionados a logística, oferecendo soluções inovadoras, até bem por isto deste conceito nasceu nosso slogan: Logística, Suporte e Soluções, o que fez com que fossemos ampliando nosso leque de serviços para atender todas as necessidades dos nossos clientes e hoje alcançamos o nível de Operador Logístico Internacional com equipes exclusivas e atuantes em:

  • Projetos Logísticos;
  • Agenciamento de Carga;
  • Desembaraço Aduaneiro;
  • Armazém Geral;
  • Gestão de Distribuição.