Entre em contato com um de nossos especialistas!

Algar Telecom: é possível expandir a comunicação em pequenas cidades e focar em práticas ambientais

blog.elemar.com.br

Algar Telecom é vencedora na categoria Telecomunicações, Tecnologia e Mídia no Melhores do ESG 2023

 

Duas frentes em particular têm ganhado mais força na Algar Telecom: os trabalhos de estrutura de rede para melhorar o acesso em pequenas cidades e as práticas ambientais. Recentemente, a Algar Telecom anunciou a adesão à Science-Based Targets iniciative (SBTi).

A iniciativa, criada pelo Pacto Global das Nações Unidas e parceiros, tem como objetivo a mobilização global do setor privado em torno de ações climáticas. A operadora se comprometeu a reduzir ainda mais as emissões de gases de efeito estufa até 2030 nos seus processos e operações.

 
No ano passado, a Algar Telecom conseguiu levar a toda a operação 100% de energia proveniente de fontes renováveis (considerando autogeração de energia, compra via mercado livre e aquisição de certificados).

A preocupação com as emissões também chegou aos tanques dos veículos da frota da companhia. Atualmente, cerca de 90% do consumo é de etanol em vez de combustíveis fósseis.

 
 

Outro recurso é o uso de um chip em cada veículo que monitora como o motorista se comporta ao volante. Isso porque a condução perigosa, com excesso de velocidade, além dos riscos à segurança, impacta o consumo de combustível.

 
 

A telemetria também ajuda a identificar veículos com consumo acima da média, antecipando necessidade de reparo ou de substituição.

 
 

Jean Carlos Borges, presidente da Algar Telecom, diz que a empresa se mantém na jornada de acreditar “muito mais no ser do que no parecer”. “Não queremos parecer algo, queremos ser e mostrar nossas ações no dia a dia”, diz. Para o executivo, os esforços socioambientais servem também para atrair talentos alinhados ao propósito da companhia.

 
 

Além dos avanços com a transição energética, Borges acrescenta outro papel importante da operadora de telecom ainda na jornada ambiental. Para ele, quando uma operadora com o perfil da Algar, com uma atuação forte no interior do país, expande sua estrutura de comunicação, gera uma série de impactos positivos indiretos.

 
 

O executivo argumenta que a conectividade traz eficiência e conhecimento, com sistemas de dados que melhoram aspectos como logística e atendimento ao cliente, tornando uma série de processos mais eficientes. Um sistema de logística melhor vai, por exemplo, reduzir as emissões de poluentes.

 
 

“No nosso caso, apenas 10% dos municípios atendidos têm mais de 50.000 habitantes, e quase 60% têm menos de 20.000. São localidades que contam com a mesma fibra óptica dos grandes centros, o que ajuda muito os negócios de diferentes portes a serem mais competitivos e eficientes”, pontua.

 

Fonte: https://exame.com

 

 

 


Sobre o autor

No mercado desde 1979, a princípio somente na área de Desembaraço Aduaneiro, a Elemar tem no sue DNA como motivação proncipal, surpreender o Cliente em todos as aspectos relacionados a logística, oferecendo soluções inovadoras, até bem por isto deste conceito nasceu nosso slogan: Logística, Suporte e Soluções, o que fez com que fossemos ampliando nosso leque de serviços para atender todas as necessidades dos nossos clientes e hoje alcançamos o nível de Operador Logístico Internacional com equipes exclusivas e atuantes em:

  • Projetos Logísticos;
  • Agenciamento de Carga;
  • Desembaraço Aduaneiro;
  • Armazém Geral;
  • Gestão de Distribuição.