Entre em contato com um de nossos especialistas!

Alta nas exportações: indústrias de máquinas e equipamentos fecham o 1º semestre com mais de US$ 132 mi em negócios

blog.elemar.com.br

 

 Programa Brazil Machinery Solutions (BMS), fruto da parceria entre ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) e ABIMAQ (Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos) acaba de anunciar o balanço dos resultados alcançados em negócios internacionais durante o primeiro semestre de 2023.

Ao longo deste período, o BMS promoveu as empresas brasileiras dos setores de mineração, têxtil, máquinas-ferramenta, plástico, embalagens, agro e alimentício em 12 iniciativas diferentes, entre feiras e rodadas internacionais de negócios, que alcançaram o equivalente a USD 132,4 milhões, superando as expectativas e registrando um aumento de 26% em relação aos 12 meses de 2022.

"No ano passado atingimos USD 104,8 milhões. Já nestes primeiros seis meses de 2023, foram realizadas negociações pontuais no montante de USD 33 milhões e estimam-se mais USD 99,4 milhões pós-eventos, como resultado da nossa agenda internacional", contextualiza Patrícia Gomes, Diretora de Comércio Exterior e gestora do programa Brazil Machinery Solutions.

Foram realizadas seis feiras internacionais - IPPE (US), Colombiatex de Las Américas (CO), Expomin (CL), Interpack (DE), Nampo Show (ZA) e ITMA (IT) -, uma ação de prospecção durante a Iran Agrofood (IR), duas rodadas de negócios com compradores estrangeiros dos segmentos de mineração e agro - e três ações do Projeto Imagem - realizadas durante as feiras brasileiras Plástico Brasil, Agrishow e Expomafe - com a cobertura de jornalistas internacionais, que puderam testemunhar o potencial e a competitividade da indústria brasileira.

Brasil no mundo: BMS cruza as fronteiras de quatro continentes

As empresas membros do BMS que participaram das ações promovidas pelo projeto setorial, se destacaram em quatro continentes.

"A estreia da nossa agenda internacional, em janeiro deste ano aconteceu na América do Norte, quando 10 empresas estiveram como expositoras na Feira Internacional de Produção e Processamento de Proteína Animal, ocorrida em Atlanta (EUA), e alcançaram mais de USD 25 milhões em exportações", detalha Paulo Guerra, Gerente de Relações Institucionais e Promoção Comercial da ABIMAQ.

Já na América do Sul, vale ressaltar dois eventos que superaram todas as expectativas de mercado: a Colombiatex de Las Américas, realizada também no mês de janeiro, em Medellín (CO), que recebeu nove representantes da indústria nacional de máquinas e equipamentos para o setor têxtil, movimentando o total de USD 5,6 milhões (48,5% superior em comparação com 2022); e a Expomin, feira de mineração, que contou com a presença de mais de 1,2 mil expositores, entre eles 12 empresas brasileiras, que apresentaram soluções voltadas aos setores de Energia, Tecnologia de Mineração e Máquinas Industriais, entre outros, e conquistaram a marca de USD 11,6 milhões em negócios internacionais.

Na Europa, o destaque fica para a participação de sete empresas na Interpack, a principal feira mundial da indústria de embalagens, que aconteceu na Alemanha, no início de maio. O Evento atraiu participantes de vários países, mas teve como estratégia estreitar relacionamento com mercados europeus e latino-americanos. Na oportunidade, foram realizadas 384 reuniões com compradores, estimando cerca de USD 15 milhões em negócios.

Cruzando a fronteira continental, a indústria brasileira de máquinas projeta, também, USD 8 milhões em negócios após a Nampo Show, maior feira agrícola da África. "Durante o evento, as empresas apoiadas pelo BMS se reuniram com 96 compradores de diversos países africanos, como África do Sul, Angola, Botswana, Moçambique, Tanzânia e Zimbábue, além de nações europeias, por exemplo, França e Inglaterra. Esses países representam importantes mercados para o setor agroindustrial brasileiro", explica Paulo Guerra, Gerente de Relações Institucionais e Promoção Comercial da ABIMAQ.

Finalizando o semestre e os quatro continentes, o executivo compartilhou os detalhes da sua ida à Iran Agrofood. O evento, que aconteceu no mês de junho, em Teerã - capital iraniana - contou com a coordenação do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), em parceria com o Ministério das Relações Exteriores (MRE) para receber os representantes brasileiros. "A 30ª edição da Iran Agrofood foi bastante especial. Depois de uma participação prévia que tivemos em 2018, vimos que mesmo após cinco anos a feira continua vital para a economia local. No caso do BMS, como representante do projeto setorial que tem como foco a indústria de máquinas e equipamentos, é possível afirmar que o setor tem muito espaço no evento com excelentes possibilidades de negócios voltados aos segmentos de embalagens, alimentício e agrícola", conclui.

Fonte:Apex-Brasil

Sobre o autor

No mercado desde 1979, a princípio somente na área de Desembaraço Aduaneiro, a Elemar tem no sue DNA como motivação proncipal, surpreender o Cliente em todos as aspectos relacionados a logística, oferecendo soluções inovadoras, até bem por isto deste conceito nasceu nosso slogan: Logística, Suporte e Soluções, o que fez com que fossemos ampliando nosso leque de serviços para atender todas as necessidades dos nossos clientes e hoje alcançamos o nível de Operador Logístico Internacional com equipes exclusivas e atuantes em:

  • Projetos Logísticos;
  • Agenciamento de Carga;
  • Desembaraço Aduaneiro;
  • Armazém Geral;
  • Gestão de Distribuição.