Entre em contato com um de nossos especialistas!

ApexBrasil e empresas de castanha-do-brasil unem esforços para ultrapassar fronteiras

blog.elemar.com.br

 

 

Para promover as exportações de castanha-do-Brasil, a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) realizou, nem 27/2/2024 na sede da Cooperacre, em Rio Branco (AC), a segunda reunião da Mesa Executiva de Exportação de castanha-do-brasil. A iniciativa compõe o escopo de ações do Exporta Mais Amazônia, programa criado pela Agência em 2023 que visa impulsionar as exportações de produtos compatíveis com a floresta. O objetivo é destravar gargalos à exportação do setor.

Neste segundo encontro, que contou com mais de 20 representantes de empresas, cooperativas e associações, o foco foi discutir e definir os mercados-chave para a exportação do produto. De acordo com o analista da gerência do Agronegócio da ApexBrasil, Pedro Henrique de Souza Netto, essa seleção é de extrema importância para o planejamento das próximas ações. "Definir esses mercados prioritários é fundamental para organizarmos ações que aproximam empreendimentos da castanha aos compradores internacionais de países com alto potencial de comércio. A escolha desses mercados ainda nos ajuda a identificar requisitos específicos - inclusive sanitários - para a exportação da castanha para esses destinos", explicou.

Os melhores mercados para a castanha-do-brasil

Para a priorização de mercados do produto, foram utilizadas 46 variáveis de seis bases de dados diferentes: Comtrade/ONU, Passport/Euromonitor, Fundo Monetário Internacional (FMI), Fitch Solutions, Banco Mundial e FAOStat/FAO. No total, foram considerados mais de 2000 pontos de dados, analisando o comércio exterior da castanha do Brasil, a concorrência com outros fornecedores, a macroeconomia dos destinos de exportação e os mercados internos de castanhas e nozes em 45 países.

Após a análise de dados e a votação entre os participantes da Mesa Executiva, foram selecionados sete destinos que serão os mercados prioritários para o projeto: Estados Unidos, Reino Unido, China, Alemanha, Itália, França e Emirados Árabes Unidos.

Segurança alimentar

Durante o encontro, também foram abordados a qualidade e a segurança alimentar da castanha-do-brasil. Ana Cantanhede e Maurício Quaresma, representantes do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) apontaram a legislação que deve ser cumprida para a produção e comercialização do produto.

Com base na Legislação brasileira, Lei Nº11/2006: "a segurança alimentar e nutricional consiste na realização do direito de todos ao acesso regular e permanente a alimento de qualidade", o que significa livre de agentes patogênicos ou nocivos à saúde humana.

Segundo Maurício, oferecer alimentos com alta qualidade é imprescindível garantir segurança aos consumidores no Brasil e no mundo: "Quando falamos de segurança alimentar, estamos falando de vida humana. A empresa precisa trabalhar para atender a legislação".

Sobre a Mesa Executiva

A fim de preparar as empresas e cooperativas da região Amazônica para ampliar a presença no mercado internacional, a ApexBrasil lançou as Mesas Executivas de Exportação em novembro de 2023. Essa metodologia de trabalho foi desenvolvida para garantir a troca constante de informações e sugestões sobre entraves que prejudicam as exportações de setores da região, focando em problemas com soluções de curto e médio prazo. O projeto foi elaborado em parceria com o professor Salo Coslovsky, autor do estudo 'Mesas Executivas de Exportação e o Fomento aos Produtos Compatíveis com a Floresta Amazônica'.

Como um fórum permanente, as Mesas Executivas são realizadas mensalmente, reunindo empresas, cooperativas, representantes da ApexBrasil, especialistas e instituições parceiras, como o Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA). Para saber mais sobre as Mesas Executivas, acesse o estudo sobre as Mesas elaborado pelo projeto Amazônia 2030.

Fonte:Apex-Brasil

Sobre o autor

No mercado desde 1979, a princípio somente na área de Desembaraço Aduaneiro, a Elemar tem no sue DNA como motivação proncipal, surpreender o Cliente em todos as aspectos relacionados a logística, oferecendo soluções inovadoras, até bem por isto deste conceito nasceu nosso slogan: Logística, Suporte e Soluções, o que fez com que fossemos ampliando nosso leque de serviços para atender todas as necessidades dos nossos clientes e hoje alcançamos o nível de Operador Logístico Internacional com equipes exclusivas e atuantes em:

  • Projetos Logísticos;
  • Agenciamento de Carga;
  • Desembaraço Aduaneiro;
  • Armazém Geral;
  • Gestão de Distribuição.