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ApexBrasil lança estudos com oportunidades para os setores de rochas ornamentais, pisos e revestimentos cerâmicos na Colômbia

blog.elemar.com.br

 

O desenvolvimento da classe média e a rápida urbanização colombiana aumentaram a demanda por produtos do setor de construção no país. Isso é o que mostram os estudos inéditos da ApexBrasil sobre oportunidades de mercado para Rochas Ornamentais e para Pisos e Revestimentos Cerâmicos na Colômbia. Para 2023, a expectativa é que o setor habitacional siga crescendo, o que deve abrir oportunidades para empresas brasileiras no setor.

Na Colômbia, a percepção do produto brasileiro é bastante positiva. No caso de pisos e revestimentos cerâmicos, a demanda cresceu 12% e os preços 6,9% em 2021. De acordo com o estudo, o comportamento desse segmento acompanha a evolução do setor de construção civil colombiano como um todo. A expectativa é não só que a tendência de expansão do setor se mantenha no curto prazo, como também aumente a demanda pelos produtos brasileiros.

De modo semelhante, as rochas ornamentais brasileiras também são bastante demandadas na Colômbia. São fatores que beneficiam a exportação brasileira o fato de a produção colombiana não ser significativa e a percepção do mercado acerca do produto brasileiro, que é reconhecido por sua qualidade, comparável ao produto europeu. As pedras utilizadas para pisos, revestimentos, mesas e tampos de cozinha são importadas em suas formas brutas e passam por processos de transformação em marmorarias colombianas. A demanda por rochas ornamentais e por pisos e revestimentos cerâmicos aumentaram muito no período pós-pandemia.

O Brasil é extremamente relevante para o comércio exterior colombiano. Em 2021, foi o 4º parceiro que mais exportou para o país, com US$ 3,3 bilhões exportados e 5,7% de participação no mercado. Naquele ano, a forte recuperação do setor, após a retração do PIB da construção em quase 40% no contexto da pandemia da Covid-19, mostrou um aumento da participação e recorde em valor exportado do setor de construção. Esse comportamento é explicado pelo aumento nas obras civis (19,8%), seguidas pelas atividades especializadas (17,4%) e construção de edifícios (15,9%).

"Considerando o valor exportado pelo Brasil em 2021, em uma avaliação inicial, como ordem de grandeza, com um incremento de 10 pontos percentuais da participação brasileira nas vendas para a Colômbia, tendo em vista os setores e produtos contemplados, pode-se estimar um valor adicionado de cerca de US$ 12,5 milhões para as exportações brasileiras", complementa Igor Celeste, Gerente de Inteligência de Mercado da ApexBrasil.

Missão de Inteligência de Mercado

A missão, realizada em maio de 2022, contou com diversas atividades como, pesquisas de campo, visitas técnicas e comerciais. Durante a missão, foram conduzidas entrevistas com autoridades colombianas, empresários, distribuidores, importadores, arquitetos e representantes de entidades setoriais, além de visitas técnicas a fábricas importadoras de produtos brasileiros, lojas especializadas e grandes varejistas. Como resultado, foram produzidos dois estudos de mercado: "Rochas Ornamentais na Colômbia 2022" e "Pisos e Revestimentos Cerâmicos na Colômbia 2022".

Fonte:Apex-Brasil

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