Entre em contato com um de nossos especialistas!

Boletim Mensal de Energia destaca potencial de exportação de energia elétrica para a Argentina e Uruguai

blog.elemar.com.br

 

O Ministério de Minas e Energia (MME) publicou, nesta segunda-feira (29/05), o Boletim Mensal de Energia, referente ao mês de fevereiro de 2023, que traz como um dos destaques o aumento do intercâmbio de energia elétrica no início do ano, atingindo cerca de 1.440 MWmed de exportação líquida para a Argentina e Uruguai. De acordo com a publicação, as exportações para o Uruguai foram significativas, atingindo a marca de 353 MWmed, uma vez que, em 2022, o Brasil exportava em média 0,6 MWmed para o país. Esses dados representam mais um resultado da manutenção da geração hidráulica em patamares elevados e do crescimento de outras fontes renováveis, como a solar e eólica.

O aumento das renováveis segue acompanhado de um aumento na oferta de energia eólica e solar, como reflexo tanto do crescimento da potência instalada, como também, de acordo com dados do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), por um melhor fator de capacidade médio destas fontes registrado em janeiro e fevereiro. Só nos dois primeiros meses do ano entraram em operação 580 MW de potência de usinas solares centralizadas e 1.134,8 MW de potência de usinas eólicas.

Ainda de acordo com o Boletim, a Geração Distribuída (GD) fotovoltaica também manteve a sua importância no crescimento da matriz elétrica, registrando um aumento de 93,7% em capacidade instalada em relação a fevereiro de 2022.

O crescimento da GD é mais um reflexo das políticas públicas de incentivo às fontes de energia renováveis e da Micro e Mini Geração Distribuída, como a Lei nº 13.203/2015 e a Lei nº 14.300/2022 (Marco Legal da GD). Dados publicados pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) sinalizam o sucesso desta política pública, tendo-se em vista a grande expansão da quantidade de conexões e do aumento da potência instalada, verificados após a publicação desta Lei.

O Boletim Mensal de Energia é um produto do Departamento de Informações, Estudos e Eficiência Energética (DIEE), da Secretaria Nacional de Transição Energética e Planejamento do Ministério de Minas e Energia (MME).

Fonte:Ministério de Minas e Energia - MME

Sobre o autor

No mercado desde 1979, a princípio somente na área de Desembaraço Aduaneiro, a Elemar tem no sue DNA como motivação proncipal, surpreender o Cliente em todos as aspectos relacionados a logística, oferecendo soluções inovadoras, até bem por isto deste conceito nasceu nosso slogan: Logística, Suporte e Soluções, o que fez com que fossemos ampliando nosso leque de serviços para atender todas as necessidades dos nossos clientes e hoje alcançamos o nível de Operador Logístico Internacional com equipes exclusivas e atuantes em:

  • Projetos Logísticos;
  • Agenciamento de Carga;
  • Desembaraço Aduaneiro;
  • Armazém Geral;
  • Gestão de Distribuição.