Entre em contato com um de nossos especialistas!

Brasil busca adesão ao Acordo sobre Comércio de Aeronaves Civis

blog.elemar.com.br

 

Brasil busca adesão ao Acordo sobre Comércio de Aeronaves Civis

Data de publicação:10/10/2022
Data de atualização:11/10/2022

A Comissão de Comércio de Aeronaves Civis discutiu nesta segunda-feira, 10 de outubro, o processo de análise do pedido de adesão do Brasil ao Acordo Plurilateral sobre Comércio de Aeronaves Civis da OMC. Este é o primeiro pedido de adesão a ser analisado pelos membros da OMC neste Comitê. Todos os membros recentemente aderentes participaram nas negociações no contexto da sua adesão à OMC.

O Brasil apresentou seu pedido de adesão ao Acordo sobre Comércio de Aeronaves Civis em junho de 2022, fornecendo seus compromissos tarifários propostos. Acolhendo o pedido do Brasil, o presidente, Jean-Marie Meraldi, da Suíça, disse entender que o Brasil está atualmente preparando informações adicionais sobre sua solicitação. Ele organizaria uma reunião informal dedicada aos signatários para discutir os documentos apresentados pelo governo brasileiro, acrescentou.

Um total de 33 membros da OMC são signatários do Acordo de Comércio de Aeronaves Civis. O último membro a se tornar signatário foi a Macedônia do Norte, que aderiu ao Acordo em 2019.

O Acordo sobre o Comércio de Aeronaves Civis entrou em vigor em 1º de janeiro de 1980. A principal característica do Acordo é que obriga os signatários a eliminar os direitos de importação de todas as aeronaves, exceto aeronaves militares, bem como todos os outros produtos abrangidos pelo Acordo. Estes incluem motores de aeronaves civis e suas peças e componentes, todos os componentes e subconjuntos de aeronaves civis e simuladores de voo e suas peças e componentes.

Fonte:Organização Mundial do Comércio - OMC

Sobre o autor

No mercado desde 1979, a princípio somente na área de Desembaraço Aduaneiro, a Elemar tem no sue DNA como motivação proncipal, surpreender o Cliente em todos as aspectos relacionados a logística, oferecendo soluções inovadoras, até bem por isto deste conceito nasceu nosso slogan: Logística, Suporte e Soluções, o que fez com que fossemos ampliando nosso leque de serviços para atender todas as necessidades dos nossos clientes e hoje alcançamos o nível de Operador Logístico Internacional com equipes exclusivas e atuantes em:

  • Projetos Logísticos;
  • Agenciamento de Carga;
  • Desembaraço Aduaneiro;
  • Armazém Geral;
  • Gestão de Distribuição.