Entre em contato com um de nossos especialistas!

Brasil e Paraguai vão retomar Comissão de Comércio Bilateral

blog.elemar.com.br

 

Brasil e Paraguai se comprometeram em 30/8 a retomar a Comissão de Comércio Bilateral entre os dois países, que está desativada desde 2016. A decisão foi tomada em reunião no Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), tendo como principais autoridades o secretário executivo da pasta, Márcio Elias Rosa, e o ministro da Indústria e Comércio paraguaio, Javier Gimenez.

No ano passado, as transações comerciais entre os dois países somaram US$ 7 bilhões - com destaque para exportação de máquinas agrícolas, carros e fertilizantes, no caso do Brasil; e de arroz, equipamentos para distribuição de energia elétrica e carne bovina, no caso do Paraguai.

"Foi uma reunião excelente", resumiu Elias Rosa. "Além de nos comprometemos a retomar essa comissão de diálogo permanente, que não se reúne desde maio de 2016, nós também aproveitamos para definir uma pauta de prioridades".

O acordo de complementação econômica entre Brasil e Paraguai, relativo ao setor automotivo, foi um dos temas abordados durante o encontro por iniciativa de Elias Rosa, que também trouxe para a mesa a questão do posicionamento dos dois países diante dos termos do acordo Mercosul-União Europeia, ainda em discussão.

Já o ministro paraguaio pediu especial atenção do governo brasileiro às questões envolvendo a Hidrovia do Paraguai, que corta metade da América do Sul, indo de Cáceres, no Mato Grosso, até Nova Palmira, no Uruguai. Trata-se de importante rota de escoamento de minérios e produtos agrícolas, e que necessita de investimentos conjuntos em obras de dragagem.

Os paraguaios também demonstraram interesse em conhecer o funcionamento do sistema S brasileiro, a fim de construírem alternativa semelhante em seu país.

Pelo MDIC, participaram da reunião, além de Elias Rosa, os secretários Uallace Moreira (SDIC), Tatiana Prazeres (Secex) e Marcela Carvalho (Camex).

Fonte:Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços - MDIC

Sobre o autor

No mercado desde 1979, a princípio somente na área de Desembaraço Aduaneiro, a Elemar tem no sue DNA como motivação proncipal, surpreender o Cliente em todos as aspectos relacionados a logística, oferecendo soluções inovadoras, até bem por isto deste conceito nasceu nosso slogan: Logística, Suporte e Soluções, o que fez com que fossemos ampliando nosso leque de serviços para atender todas as necessidades dos nossos clientes e hoje alcançamos o nível de Operador Logístico Internacional com equipes exclusivas e atuantes em:

  • Projetos Logísticos;
  • Agenciamento de Carga;
  • Desembaraço Aduaneiro;
  • Armazém Geral;
  • Gestão de Distribuição.