Entre em contato com um de nossos especialistas!

CJ aprova acordo de céus abertos entre Brasil e Israel

blog.elemar.com.br

 

 Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou o acordo de cooperação sobre serviços aéreos entre Brasil e Israel. O texto, relatado pelo deputado Gerlen Diniz (PP-AC), foi aprovado na forma do Projeto de Decreto Legislativo (PDL) nº 465/2022 e segue agora para análise do Plenário.

Assinado em 2019, o acordo com Israel é semelhante a outros firmados pelo Brasil com base na "política de céus abertos", em que duas nações flexibilizam as regras para os voos comerciais. O projeto aprovado faz menção à Convenção sobre Aviação Civil Internacional, de 1944, da qual ambos os países são signatários.

Pelo texto, nenhum dos países poderá limitar unilateralmente volume de tráfego, frequência, número de destinos ou regularidade do serviço da outra parte, exceto quando requerido por razões de natureza alfandegária e de outros serviços de inspeção governamental, ou então por razão técnica ou operacional.

Outro ponto do acordo estabelece, com base na reciprocidade, que ambos os países isentarão as empresas aéreas da outra parte que operam serviços internacionais de todos os direitos e todos os impostos sobre combustíveis, peças, motores e equipamento de uso normal. Estarão igualmente isentas as provisões de bordo.

"O acordo respeita os princípios consagrados na Constituição e que regem as nossas relações internacionais, garantindo a autodeterminação e a cooperação entre os povos, o princípio da não intervenção, a igualdade entre os Estados, a defesa da paz e a solução pacífica dos conflitos", disse o relator, que apresentou parecer pela constitucionalidade, juridicidade e boa técnica legislativa do projeto.

Os termos do acordo foram enviados pelo Executivo ao Congresso na forma da Mensagem (MSC) nº 557/2019. Tratados, acordos e atos internacionais, conforme determina a Constituição, devem ser aprovados pelo Congresso Nacional.

 

Fonte:Agência Câmara Notícias

Sobre o autor

No mercado desde 1979, a princípio somente na área de Desembaraço Aduaneiro, a Elemar tem no sue DNA como motivação proncipal, surpreender o Cliente em todos as aspectos relacionados a logística, oferecendo soluções inovadoras, até bem por isto deste conceito nasceu nosso slogan: Logística, Suporte e Soluções, o que fez com que fossemos ampliando nosso leque de serviços para atender todas as necessidades dos nossos clientes e hoje alcançamos o nível de Operador Logístico Internacional com equipes exclusivas e atuantes em:

  • Projetos Logísticos;
  • Agenciamento de Carga;
  • Desembaraço Aduaneiro;
  • Armazém Geral;
  • Gestão de Distribuição.