Entre em contato com um de nossos especialistas!

China restringe exportação de grafite

blog.elemar.com.br

 

A China anunciou ajustes em suas políticas de controle de exportação relacionadas a produtos de grafite, por questões de "segurança nacional". Com isso, três tipos altamente sensíveis de grafite passarão por controles rigorosos de venda para o exterior. A medida entrará em vigor em 1º de dezembro, de acordo com um comunicado divulgado nesta sexta-feira, 20, pelo Ministério do Comércio da China.

A China, que detém o título de maior produtor e exportador de grafite do mundo, disse que esses ajustes visam a equilibrar o desenvolvimento e a proteção do comércio de produtos de grafite, o que contribui para a "salvaguarda e estabilidade da cadeia industrial e de suprimentos global" e garante a "proteção dos interesses de segurança nacional".

O grafite é essencial para diversas aplicações industriais, incluindo a fabricação de eletrodos necessários para novas baterias elétricas e a produção de fibra de carbono usada em aeronaves e ônibus espaciais.

A medida da China pode estar ligada às tensões comerciais entre o país asiático e os Estados Unidos, que aumentaram as restrições à exportação em setores de alta tecnologia, como inteligência artificial e fabricação de semicondutores.

Em julho passado, a China já havia anunciado restrições à exportação dos metais gálio e germânio e seus derivados, materiais essenciais para a fabricação de semicondutores, o que foi visto como um "aviso" aos Estados Unidos e seus aliados, de acordo com um editorial do Global Times.

Fonte:ESTADÃO.COM.BR

Sobre o autor

No mercado desde 1979, a princípio somente na área de Desembaraço Aduaneiro, a Elemar tem no sue DNA como motivação proncipal, surpreender o Cliente em todos as aspectos relacionados a logística, oferecendo soluções inovadoras, até bem por isto deste conceito nasceu nosso slogan: Logística, Suporte e Soluções, o que fez com que fossemos ampliando nosso leque de serviços para atender todas as necessidades dos nossos clientes e hoje alcançamos o nível de Operador Logístico Internacional com equipes exclusivas e atuantes em:

  • Projetos Logísticos;
  • Agenciamento de Carga;
  • Desembaraço Aduaneiro;
  • Armazém Geral;
  • Gestão de Distribuição.