Entre em contato com um de nossos especialistas!

Construção Civil 2023: tendências que o mercado espera

blog.elemar.com.br

 

Já estamos quase na metade de 2023, mas ainda dá tempo de ficar por dentro das principais tendências de mercado para a construção civil neste ano. Conhecer essas tendências é importante para manter a sua construtora à frente da concorrência, em um mercado tão competitivo. 

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) fez projeções positivas para este ano. Isso porque a construção civil se mantém em crescimento há sete trimestres consecutivos. Esse é um resultado inédito desde 1996.

Então, que tal dar o primeiro passo para que o seu negócio acompanhe esse crescimento? Veja, agora, as principais tendências da construção civil para 2023.

 

Tecnologias em alta na construção civil

O uso de tecnologias na construção civil já foi uma grande tendência em 2022 e segue em destaque nas obras em 2023. O setor tem buscado alternativas para facilitar, acelerar, otimizar a gestão e, principalmente, reduzir o custo final das obras. Separamos as três principais tecnologias que estão em foco neste ano.

Inteligência artificial

A inteligência artificial (IA) proporciona melhor visibilidade de dados e indicadores do projeto de construção civil. Além disso, facilita a previsão de algumas situações que precisam de atenção ao longo da obra.

A IA pode ser usada de diversas maneiras no cenário da construção civil: 

  • no atendimento ao cliente por chatbot, proporcionando uma experiência rápida e efetiva;
  • no planejamento da obra;
  • no controle da obra.

As máquinas utilizadas na construção também podem se beneficiar com os dados e o aprendizado por algoritmo das soluções de inteligência artificial. Isso tende a facilitar e otimizar a construção. 

Além disso, o uso de robôs que monitoram a atividade no canteiro de obra também é uma opção que pode trazer muitas vantagens para a construção civil. Com esses robôs, é possível:

  • identificar o fluxo de trabalho;
  • verificar a segurança do local;
  • garantir que os trabalhadores estejam utilizando equipamentos de segurança;
  • identificar situações perigosas.

Realidade virtual

A realidade virtual facilita o trabalho de arquitetos e a correção prévia de erros na construção civil. Isso é possível por meio de uma análise que permite a comparação do projeto com a realidade.

Um exemplo de dispositivo utilizado para isso são os capacetes com óculos de realidade virtual integrados. Esses itens permitem a visualização de projetos e modelos 3D em realidade aumentada. 

Com isso, durante a obra, é possível comparar o projeto original com a obra que está em andamento. Dessa forma, fica mais fácil identificar problemas na construção e encontrar a solução rapidamente.

Além de ajudar a evitar erros na construção civil, os dispositivos de realidade virtual também colaboram para a interatividade com o cliente. Isso porque ele pode visualizar de forma real como ficará o projeto, antes mesmo de finalizar a obra. 

Assim, a realidade virtual é útil em todas as etapas da construção civil:

  • planejamento da obra;
  • gerenciamento da construção;
  • apresentação para o cliente.

Drones

Os drones também estão ganhando cada vez mais espaço na construção civil. Eles podem ser utilizados nas auditorias das obras, principalmente em locais de difícil acesso.

Como são dispositivos fáceis de controlar, os drones permitem uma visualização detalhada da evolução de uma obra. Eles conseguem capturar imagens de diversos ângulos, em qualquer ponto da obra.

Assim, a gestão do canteiro de obras fica mais fácil e é possível evitar diversos erros e problemas na construção. Até mesmo os acidentes podem ser evitados, já que os drones também podem identificar colaboradores em lugares de risco, como coberturas e andaimes.

Para completar, assim como as soluções de realidade virtual, os drones também contribuem para a relação com o cliente. Os vídeos e fotos feitos por eles permitem que a experiência seja levada para qualquer lugar, ou seja, o cliente não precisa ir até o canteiro de obras para acompanhar a construção.

Digital twins (gêmeos digitais)

Os digital twins (gêmeos digitais) são representações virtuais de objetos e sistemas que existem na vida real. Como o próprio nome já diz, são gêmeos digitais que se comportam da mesma maneira que seus correspondentes do mundo físico, simulando condições de desempenho e funcionalidades. 

Com essa tecnologia, é possível construir um prédio no mundo virtual, diminuindo os riscos e aumentando a eficiência da construção do mundo real. Essas representações virtuais de construções são feitas a partir de dados coletados no seu “irmão” do mundo real, por meio de scanners 3D, drones e outros dispositivos. 

De acordo com o relatório Digital Twin Technology Market, esse mercado deve alcançar o valor de US$ 12 bilhões até 2026 e deve resultar em um aumento de até 10% na eficiência das organizações. Veja mais alguns benefícios da utilização dessa tecnologia:

  • domínio do projeto: você poderá testar diversos materiais e estruturas sem riscos, afinal, tudo é feito em um ambiente virtual;
  • previsão de resultados: essa tecnologia pode apontar os problemas da sua obra antes que eles aconteçam no mundo real, evitando prejuízos;
  • auxílio no planejamento da obra: é possível inserir dados que estão no projeto para que essa tecnologia gere ideias para ajudar na execução da sua obra.

Construções verdes

Essa é mais uma tendência que vem se consolidando na construção civil. O ponto central das construções verdes são os projetos sustentáveis, que têm como objetivo utilizar materiais ecológicos, consumir menos recursos e gerar menos resíduos. 

Mais do que construir uma edificação e garantir que ela seja funcional, a preocupação será com o respeito pelas políticas de consumo consciente de água e energia. Além disso, as construções verdes também têm o objetivo de garantir conforto e saúde aos ocupantes e reduzir o impacto ambiental antes, durante e depois da obra.

Veja algumas tecnologias e recursos que podem auxiliar na implementação de construções verdes:

● madeira engenheirada: material carbono neutro, seguro, prático e versátil, que substitui o cimento e o concreto (materiais altamente poluentes);

● telhados verdes: além de contribuir para a diminuição da temperatura, eles ajudam a drenar e captar a água da chuva;

● aproveitamento de água da chuva: com um sistema simples, a água da chuva pode ser captada, limpa, armazenada e direcionada para descargas e torneiras de irrigação de jardins;

● sistema de reúso de água: com esse sistema, a água do banho, por exemplo, pode ser parcialmente tratada e direcionada para a irrigação de jardins;

● geração de energia limpa: placas fotovoltaicas ajudam a gerar energia limpa e econômica.

Construções pré-fabricadas modulares

Para definir de forma simples essa tendência, as construções modulares são obras pré-fabricadas e transportadas em “fatias” até o terreno da obra. Essas “fatias” são unidas e a obra fica igual a uma obra comum. 

Por proporcionarem mais qualidade, rapidez e inovação contínua para as obras, as construções modulares devem ter cada vez mais adeptos. Veja alguns dos benefícios desse modelo de construção que deve estar no seu radar a partir de agora:

  • agilidade na montagem;
  • geração menor de resíduos;
  • desperdício quase nulo, pois os materiais restantes podem ser imediatamente reciclados;
  • precisão industrial na fabricação dos módulos;
  • personalização da obra ao longo do tempo;
  • redução do consumo de água e energia na obra;
  • redução da equipe no canteiro de obras;
  • maior segurança contra acidentes;
  • facilidade na entrega de obras dentro do prazo e do orçamento previstos.

Para utilizar essa técnica na sua construtora, é preciso tomar alguns cuidados. O terreno, por exemplo, precisa ser preparado com antecedência para que não ocorram problemas na execução na construção. Uma dessas preparações é o nivelamento do terreno e a terraplanagem para instalar os módulos com segurança.

Além disso, o licenciamento do imóvel junto à prefeitura pode ser um pouco mais burocrático. Nesse caso, é preciso descrever detalhadamente as partes e as peças de cada módulo da construção.

 

Fonte: https://www.krona.com.br/


Sobre o autor

No mercado desde 1979, a princípio somente na área de Desembaraço Aduaneiro, a Elemar tem no sue DNA como motivação proncipal, surpreender o Cliente em todos as aspectos relacionados a logística, oferecendo soluções inovadoras, até bem por isto deste conceito nasceu nosso slogan: Logística, Suporte e Soluções, o que fez com que fossemos ampliando nosso leque de serviços para atender todas as necessidades dos nossos clientes e hoje alcançamos o nível de Operador Logístico Internacional com equipes exclusivas e atuantes em:

  • Projetos Logísticos;
  • Agenciamento de Carga;
  • Desembaraço Aduaneiro;
  • Armazém Geral;
  • Gestão de Distribuição.