Entre em contato com um de nossos especialistas!

Cresce interesse pelas frutas brasileiras nos países asiáticos

blog.elemar.com.br

Em Setembro a Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas) esteve participando da Asia Fruit Logistica, uma das maiores feiras de produtos frescos e agrícolas na Ásia, que reuniu os principais players de todo o negócio global de produtos frescos e todas as etapas da cadeia de valor em Hong Kong.

Dez empresas exportadoras de frutas brasileiras participantes do projeto setorial Frutas do Brasil, projeto de internacionalização da Abrafrutas em parceria com a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), marcaram presença na feira, que serve como uma plataforma valiosa para promover os produtos brasileiros num mercado asiático em expansão.

A participação do Brasil na Asia Fruit Logistica é um reflexo do crescente interesse e importância do País na indústria global de frutas e produtos agrícolas. Para se ter uma ideia dessa dimensão, atualmente, o Brasil exporta cerca de 30,2 mil toneladas de frutas para o Oriente Médio, sendo a maçã a fruta mais exportada para esses países localizados na Ásia Ocidental, com embarque de 26,5 mil toneladas.

Na Asia Fruit Logistica, os representantes do setor agrícola brasileiro tiveram a oportunidade de estabelecer contatos comerciais, encontrar distribuidores, importadores e outros parceiros de negócios. De acordo com o presidente da Abrafrutas, Guilherme Coelho, a presença do Brasil na feira foi uma oportunidade para o país demonstrar sua diversidade agrícola e destacar a qualidade das frutas produzidas em seu território. Segundo ele, foi muito importante a participação, considerando o apetite crescente dos consumidores asiáticos por frutas tropicais e produtos saudáveis, que são segmentos em que o Brasil se destaca.

"O Brasil é reconhecido mundialmente pela produção de frutas tropicais, como mangas, abacaxis, bananas, e outras, bem como frutas de clima temperado, incluindo maçãs, peras e uvas. Este reconhecimento se dá ainda pela qualidade das frutas e pelo sabor diferenciado, o que tem feito o mundo olhar e desejar consumi-las", afirmou o presidente.

Outro aspecto importante é a promoção das boas práticas agrícolas e a ênfase na sustentabilidade na produção de frutas brasileiras. Muitos consumidores asiáticos valorizam cada vez mais a origem e a sustentabilidade dos produtos que consomem, e o Brasil tem a oportunidade de destacar seu compromisso com a produção responsável.

A participação do Brasil em feiras internacionais permite que o país aprenda com outros líderes do setor na Ásia e no mundo, com a troca de conhecimentos sobre técnicas de cultivo, embalagem e transporte, bem como identificação de novas tendências de mercado que podem ser aplicadas no setor agrícola.

"Em resumo, a participação do Brasil na Asia Fruit Logistica foi uma oportunidade estratégica para consolidar e expandir sua presença no mercado asiático de frutas e produtos agrícolas. Ao mostrar a diversidade de produtos, promover práticas sustentáveis e estabelecer conexões comerciais, o Brasil está contribuindo para fortalecer sua posição como um importante ator na indústria global de alimentos e agrícola, atendendo à crescente demanda por produtos agrícolas saudáveis e de alta qualidade na região asiática", disse o presidente da Associação.

O PROJETO SETORIAL FRUTAS DO BRASIL

A ABRAFRUTAS, em parceria com a ApexBrasil, desenvolve um projeto de apoio aos exportadores brasileiros na busca por ampliação dos negócios; abertura de novos mercados; reconhecimento e diferenciação das frutas brasileiras; aumento do saudável hábito de consumir frutas saborosas e com qualidade superior.

Iniciado em 2014, o projeto Frutas do Brasil tem o objetivo de mostrar que o Brasil é provedor de frutas doces e saborosas.

SOBRE A ABRAFRUTAS

A Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas) é uma associação sem fins lucrativos que tem por finalidade representar e promover a fruticultura brasileira frente ao mercado internacional.

Criada em 2014, a Abrafrutas conta com aproximadamente 70 associados produtores exportadores de frutas e detém aproximadamente 80% do volume total das frutas frescas exportadas pelo Brasil.

Tem como finalidade apoiar os exportadores brasileiros na busca por ampliação dos negócios; oportunizar abertura de novos mercados; promover o reconhecimento e a diferenciação das frutas brasileiras e estimular o aumento no consumo de frutas.

Fonte:Apex-Brasil

Sobre o autor

No mercado desde 1979, a princípio somente na área de Desembaraço Aduaneiro, a Elemar tem no sue DNA como motivação proncipal, surpreender o Cliente em todos as aspectos relacionados a logística, oferecendo soluções inovadoras, até bem por isto deste conceito nasceu nosso slogan: Logística, Suporte e Soluções, o que fez com que fossemos ampliando nosso leque de serviços para atender todas as necessidades dos nossos clientes e hoje alcançamos o nível de Operador Logístico Internacional com equipes exclusivas e atuantes em:

  • Projetos Logísticos;
  • Agenciamento de Carga;
  • Desembaraço Aduaneiro;
  • Armazém Geral;
  • Gestão de Distribuição.