Entre em contato com um de nossos especialistas!

Décima reunião da Comissão de Produção e Comércio Brasil-Argentina marca retorno de relação bilateral

blog.elemar.com.br

 

epresentantes do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) se reuniram com membros do governo da Argentina nos dias 8 e 9 de março, na sede da Pasta, em Brasília, para a 10ª Reunião da Comissão de Produção e Comércio. O grupo que compõe a comissão bilateral, criado em 2016 e coordenado pelo MDIC, não se reunia desde 2019. O foro visa ao aprofundamento da relação bilateral, o enfrentamento de dificuldades conjunturais, a coordenação de políticas e o tratamento de pautas de interesse para a melhor inserção dos dois países no mercado internacional.

A Comissão também é um importante canal de comunicação com os setores privados dos dois países. No dia 9, pela manhã, também ocorreu um encontro do Conselho Empresarial Brasil-Argentina (Cembrar), iniciativa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e de sua contraparte na Argentina, a Unión Industrial Argentina (UIA). Estabelecido em 2016, o Cembrar possibilita o debate de temas estratégicos para a melhoria do ambiente de negócios; a indicação, aos governos de ambos os países, da agenda prioritária para o comércio bilateral e a troca de informações sobre políticas industriais e comerciais, incluindo a identificação de oportunidades de comércio e investimentos dos setores privados junto aos respectivos governos.

Comissão intensificará esforços

A 10ª Reunião da Comissão reuniu os seguintes grupos: Comitê Automotivo, Acesso a Mercados, Cooperação Regulatória e Financiamento e Apoio às Exportações. Os grupos mantiveram diálogo considerado bastante produtivo durante os dois dias de reuniões em Brasília e definiram agenda e prioridades para a retomada dos trabalhos no âmbito da Comissão de Produção e Comércio.

Nas reuniões dos grupos técnicos, o governo brasileiro apresentou sua nova estrutura institucional de comércio exterior. A delegação brasileira fez considerações sobre o Sistema de Importações da República Argentina (Sira) e apresentou sugestões de pontos para reflexão pelo governo argentino. No Comitê Automotivo, o Brasil informou que prosseguirá intensificando esforços para a maior integração produtiva do setor automotivo entre os países e encaminhará propostas para a sequência dos trabalhos.

A Argentina é o terceiro maior parceiro comercial do Brasil, atrás apenas de China e Estados Unidos. A corrente de comércio bilateral foi de US$ 28,45 bilhões em 2022, o que significou um aumento de 19,4% em relação ao ano anterior.

Fonte:Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços - MDIC

Sobre o autor

No mercado desde 1979, a princípio somente na área de Desembaraço Aduaneiro, a Elemar tem no sue DNA como motivação proncipal, surpreender o Cliente em todos as aspectos relacionados a logística, oferecendo soluções inovadoras, até bem por isto deste conceito nasceu nosso slogan: Logística, Suporte e Soluções, o que fez com que fossemos ampliando nosso leque de serviços para atender todas as necessidades dos nossos clientes e hoje alcançamos o nível de Operador Logístico Internacional com equipes exclusivas e atuantes em:

  • Projetos Logísticos;
  • Agenciamento de Carga;
  • Desembaraço Aduaneiro;
  • Armazém Geral;
  • Gestão de Distribuição.