Entre em contato com um de nossos especialistas!

Identificação de Mercados para exportar Cachaça

Identificação de Mercadosblog.elemar.com.br

 

Um dos fatores determinantes para o sucesso de uma exportação é o planejamento da empresa. Previamente à exportação é indicado que a empresa realize uma análise das variáveis qualitativas e quantitativas para a identificação dos mercados-alvo da empresa.

Além destas informações, é recomendado que a empresa faça um estudo sobre as normas e regulamentações de importação, distribuição e consumo de bebidas alcoólicas.

Recomenda-se que sejam levados em consideração eventuais acordos bilaterais e questões de facilitação de negócios. Por exemplo, no caso do acordo de Complementação Econômica nº 53, entre os Governos da República Federativa do Brasil e dos Estados Unidos Mexicanos, de 3 de julho de 2002, (Decreto no. 4.383, de 23 de setembro de 2002) a Cachaça terá preferência de 100% quando exportada para México, desde que engarrafada na origem e em garrafas de até 1 litro.

Ademais, devido à sensibilidade das bebidas alcoólicas os aspectos culturais e religiosos também deverão ser considerados, com o objetivo de se verificar se existem proibições de consumo e/ou de importação em eventuais mercados que a empresa pretende operar.

Uma vez identificado o mercado, a empresa deve efetuar uma análise com relação aos fatores que podem influenciar diretamente a exportação como a demanda pelo produto, preços praticados, exigências técnicas, regulamentações sobre bebidas alcoólicas no país, embalagens, regras de rotulagem e aspectos culturais sobre o consumo de bebidas alcoólicas.

blog.elemar.com.br

Por se tratar de uma bebida alcoólica, a empresa deve investigar qual é o procedimento de importação de bebidas no mercado alvo escolhido, pois, em alguns países, a importação de bebidas é controlada pelo governo do país, como por exemplo, no Canadá, ou possuem diferentes regras que podem variar de Estado para Estado, como no caso dos Estados Unidos

Em alguns países, o processo de importação é acompanhado por órgãos federais que estipulam sistemas internos para a importação e exigem a emissão de certificados que aprovem a importação do produto que, em alguns casos a pode demorar até 90 dias, como é o caso dos Estados Unidos da América – EUA. Para saber mais sobre a importação de bebida nos EUA, clique aqui.

Como forma de auxiliar as empresas a obterem mais informações sobre alguns dos principais mercados importadores de Cachaça, levantamos informações mais detalhadas sobre os seguintes mercados:

=> Estados Unidos

=> Alemanha

=> Paraguai

=> Portugal

=> Itália

 

Fonte: http://portal.siscomex.gov.br/


Sobre o autor

No mercado desde 1979, a princípio somente na área de Desembaraço Aduaneiro, a Elemar tem no sue DNA como motivação proncipal, surpreender o Cliente em todos as aspectos relacionados a logística, oferecendo soluções inovadoras, até bem por isto deste conceito nasceu nosso slogan: Logística, Suporte e Soluções, o que fez com que fossemos ampliando nosso leque de serviços para atender todas as necessidades dos nossos clientes e hoje alcançamos o nível de Operador Logístico Internacional com equipes exclusivas e atuantes em:

  • Projetos Logísticos;
  • Agenciamento de Carga;
  • Desembaraço Aduaneiro;
  • Armazém Geral;
  • Gestão de Distribuição.