Entre em contato com um de nossos especialistas!

Mapa trabalha na promoção comercial da cachaça no mercado externo

Mapa trabalha na promoção comercial da cachaça no mercado externo

 

blog.elemar.com.br

 

Começou nesta quinta-feira (04/08), em Belo Horizonte (MG), a 31ª Expocachaça, evento que é referência do setor no Brasil e a vitrine da cadeia produtiva e de valor da cachaça. Na abertura do evento, o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Marcos Montes, ressaltou que um dos desafios é ampliar a exportação da bebida. Para isso, o Mapa, em parceria com a Apex-Brasil, tem levado produtores de cachaça para participarem de feiras internacionais, onde podem apresentar o produto e ter acesso a oportunidades de negócios.

Recentemente, cinco produtores estiveram em um evento no Reino Unido. Estão previstas feiras para divulgar a cachaça brasileira em Nova York (EUA) e na Coreia do Sul nos próximos meses.

"Queremos mostrar ao mundo a força da nossa cachaça", disse Montes.

A aguardente de cana é a terceira bebida destilada mais consumida no mundo e a primeira no Brasil. De acordo com o Programa Brasileiro de Desenvolvimento da Aguardente de Cana, Caninha ou Cachaça (PBDAC), a produção nacional é de aproximadamente 1,3 bilhão de litros por ano, sendo que cerca de 75% são provenientes da fabricação industrial e 25%, artesanais.

Da produção nacional, apenas 1% a 2% são exportados (2,5 milhões de litros). Os principais países compradores são: Alemanha, Paraguai, Itália, Uruguai e Portugal.

A cachaça é produzida em todos os estados, sendo os maiores produtores: São Paulo (45%), Pernambuco (12%), Ceará (11%), Rio de Janeiro (8%), Minas Gerais (8%), Goiás (8%), Paraná (4%), Paraíba (2%) e Bahia (2%). Os três primeiros respondem por quase toda a produção de cachaça industrial. Já a fabricação de cachaça artesanal ou de alambique está concentrada em Minas Gerais, no Rio de Janeiro, na Bahia e em São Paulo, sendo que os estados mineiro e fluminense contribuem com quase 50% de toda a produção de cachaça de alambique do Brasil.

A edição deste ano da Expocachaça reúne 150 expositores. A expectativa é que 15 a 20 mil pessoas visitem a exposição e possam conhecer a bebida de 20 regiões produtoras, conforme os organizadores. O Mapa participa com um estande no evento.

Fonte:Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - Mapa

Sobre o autor

No mercado desde 1979, a princípio somente na área de Desembaraço Aduaneiro, a Elemar tem no sue DNA como motivação proncipal, surpreender o Cliente em todos as aspectos relacionados a logística, oferecendo soluções inovadoras, até bem por isto deste conceito nasceu nosso slogan: Logística, Suporte e Soluções, o que fez com que fossemos ampliando nosso leque de serviços para atender todas as necessidades dos nossos clientes e hoje alcançamos o nível de Operador Logístico Internacional com equipes exclusivas e atuantes em:

  • Projetos Logísticos;
  • Agenciamento de Carga;
  • Desembaraço Aduaneiro;
  • Armazém Geral;
  • Gestão de Distribuição.