Entre em contato com um de nossos especialistas!

O Brasil está de volta à cena como parceiro e como líder global

blog.elemar.com.br

 

Nesta sexta-feira (17/3), a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e a Delegação da União Europeia no Brasil lançaram a segunda edição do Mapa Bilateral de Investimentos Brasil-UE. Antes do lançamento, a vice-presidente Executiva, Margrethe Vestager, se reuniu com o vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin, na ApexBrasil, em Brasília, e demonstrou entusiasmo com a retomada da parceria.

Em coletiva à imprensa, Vestager afirmou que percebem claramente que o Brasil "está de volta à cena e também de volta como parceiro da União Europeia e como líder global", o que dá confiança para avançarem no Acordo Mercosul - União Europeia. "Precisamos tratar do acordo com prioridade. É chegada a hora de acelerarmos o ritmo das negociações", destaca.

Vestager informou, ainda, que a União Europeia espera desenvolver parcerias estratégicas, sustentáveis, fortes e consolidadas com o Brasil, dentre elas, nas áreas de mineração sustentável e tecnologias digitais.

Na ocasião, Alckmin lembrou que a última reunião de cúpula foi em 2014, há quase 10 anos, e que agora o Brasil quer fortalecer a parceria com a União Europeia. "Temos muitas oportunidades de parceria em várias áreas, dentre elas sustentabilidade, transição energética, descarbonização e hidrogênio verde", afirmou o vice-presidente.

O ministro do MDIC ainda destacou que o Brasil e a União Europeia compartilham dos mesmos valores e princípios de desenvolvimento inclusivo, com estabilidade e sustentabilidade, permeados pelo compromisso de combater a mudança climática, de ter uma sociedade em que todos se sintam incluídos e de celebrar parcerias estratégicas que nos permitirão alcançar esses objetivos.

Mapa bilateral - A segunda edição do Mapa Bilateral, lançado nesta tarde pela ApexBrasil e pela Delegação da União Europeia no Brasil, apresenta um estudo do atual estágio de investimentos entre UE-Brasil, demonstrando a intensidade que o relacionamento econômico entre ambas as partes alcançou. O instrumento revela casos de sucesso de investimentos bilaterais e sinaliza novas estratégias e oportunidades de parcerias, servindo de apoio a investidores e formuladores de políticas públicas.

O embaixador da UE no Brasil, Ignacio Ybáñez, lembra que a UE e o Brasil têm uma parceria estratégica de longa duração e uma relação econômica aprofundada. "A UE é o primeiro investidor no Brasil e o segundo maior parceiro comercial do país. Além disso, temos um instrumento que nos permitirá dar um salto qualitativo na nossa parceria estratégica, o Acordo de Associação UE-Mercosul. Queremos avançar com o Acordo e sobre essa base promover novos investimentos bilaterais para a transição verde e digital", afirma Ybáñez.

O presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, reconhece que os países da União Europeia, com seus investimentos no Brasil em energias renováveis, contribuem para o enfrentamento desse desafio global, ao mesmo tempo em que auxiliam o Brasil em seu processo de transição energética.

"O Brasil, um dos maiores detentores de recursos naturais do planeta, volta - com o governo Lula e Alckmin - a se posicionar como protagonista nas negociações ambientais internacionais. Isso é fundamental, uma vez que essa agenda impacta diretamente não apenas a gestão do meio ambiente, mas também a economia e o desenvolvimento nacional".

Fonte:Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços - MDIC

Sobre o autor

No mercado desde 1979, a princípio somente na área de Desembaraço Aduaneiro, a Elemar tem no sue DNA como motivação proncipal, surpreender o Cliente em todos as aspectos relacionados a logística, oferecendo soluções inovadoras, até bem por isto deste conceito nasceu nosso slogan: Logística, Suporte e Soluções, o que fez com que fossemos ampliando nosso leque de serviços para atender todas as necessidades dos nossos clientes e hoje alcançamos o nível de Operador Logístico Internacional com equipes exclusivas e atuantes em:

  • Projetos Logísticos;
  • Agenciamento de Carga;
  • Desembaraço Aduaneiro;
  • Armazém Geral;
  • Gestão de Distribuição.