Entre em contato com um de nossos especialistas!

O Porto de Santos: tecnologias e perspectivas de futuro

O Porto de Santos: tecnologias e perspectivas de futuro

blog.elemar.com.br

O Porto de Santos é o principal complexo portuário do país e vem sendo objeto de processo de desestatização de sua autoridade portuária. No entanto, independentemente desse processo, é fundamental avaliar tendências no âmbito de logística, tecnologia e comércio exterior, para manter e expandir sua relevância.

Para manter-se competitivo interna e externamente, as operações e processos portuários vêm sendo aprimorados, com intenso uso de recursos de TI e automatização. Ainda assim, as operações do Porto de Santos permanecem majoritariamente de commodities de baixo valor agregado e têm implicado em sistemáticas reduções de postos de trabalho, descontinuidade de algumas funções e exigência de melhor qualificação profissional.

O presente artigo aborda aspectos históricos do Porto de Santos, seu estágio atual e cenários futuros, com sugestões de alternativas, como o fomento à implantação de atividades industriais sustentáveis em suas cercanias, sob forma de porto-indústria ou Zona de Processamento de Exportação. Tal iniciativa permitirá incluir cargas de maior valor agregado ao portfólio do Porto de Santos, também gerando nova economia e novos empregos, além de contribuir como o processo de reindustrialização do Brasil.

 

Fonte: https://www.portosenavios.com.br/


Sobre o autor

No mercado desde 1979, a princípio somente na área de Desembaraço Aduaneiro, a Elemar tem no sue DNA como motivação proncipal, surpreender o Cliente em todos as aspectos relacionados a logística, oferecendo soluções inovadoras, até bem por isto deste conceito nasceu nosso slogan: Logística, Suporte e Soluções, o que fez com que fossemos ampliando nosso leque de serviços para atender todas as necessidades dos nossos clientes e hoje alcançamos o nível de Operador Logístico Internacional com equipes exclusivas e atuantes em:

  • Projetos Logísticos;
  • Agenciamento de Carga;
  • Desembaraço Aduaneiro;
  • Armazém Geral;
  • Gestão de Distribuição.