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Perfil de Comércio e Investimentos - Japão: conheça as mais de 300 oportunidades de negócios para produtos brasileiros

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A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) começa o ano de 2024 com mais um lançamento: o Perfil de Comércio e Investimentos - Japão. Os perfis são estudos que fornecem informações e dados qualificados sobre diversos mercados, para que as empresas brasileiras ampliem suas oportunidades de negócios.

O Perfil sobre o Japão inclui informações sobre o comércio com esse importante parceiro: o Japão é a 4ª economia do mundo e a 2ª da Ásia. Mesmo com a tendência de envelhecimento (30,1% dos japoneses têm 65 anos ou mais) e diminuição da natalidade, o país continua um mercado atrativo e estratégico para produtos brasileiros, devido ao alto poder aquisitivo de sua população.

Em 2023, a corrente de comércio entre Brasil e Japão chegou a US$ 11,7 bilhões, com superávit US$ 1,5 bilhões. As exportações totalizaram US$ 6,6 bilhões, sendo compostas, principalmente, de commodities, com destaque para bens agrícolas (como milho, carnes de aves, café e soja) e minerais (como minério de ferro).

Já as importações totalizaram, em 2023, US$ 5,1 bilhões, com predomínio de bens manufaturados, incluindo autopeças, motores, equipamentos elétricos e motocicletas, o que demonstra a importância dos fornecedores japoneses para os setores industrial e de transportes do Brasil.

Oportunidades Comerciais

O estudo traz também mais detalhes sobre as 336 oportunidades indicadas pelo Mapa de Oportunidades da ApexBrasil, com destaque para:

- Combustíveis minerais (petróleo).

- Matérias em bruto (como soja e minérios variados).

- Produtos alimentícios (trigo, açúcar, frango e carnes bovina e suína) e

- Artigos manufaturados (como aço, alumínio, pneus e ferramentas).

Vale destacar que o Japão é mercado prioritário para seis Projetos Setoriais da ApexBrasil com Associações representativas de: Carne suína, frango e ovos (ABPA), Cafés especiais (BSCA), Farelo de milho (UNEM), Etanol e derivados (UNICA), Design de moda (ABEST) e Venture Capital (ABVCAP).

Acesso a mercado

O Japão possui uma rede de acordos comerciais que abrange 50 países. Nos últimos anos, destacam-se as implementações de acordos bilaterais com União Europeia (2019), Estados Unidos (2020) e Reino Unido (2021). Quanto aos acordos multilaterais, o Japão é signatário da Parceria Econômica Regional Abrangente (RCEP) assinada em 2020 entre 15 países da região Ásia-Pacífico, representando mais de 30% do PIB global e quase ? da população mundial.

Em 2019, o Brasil foi graduado no Sistema Geral de Preferências (SGP) japonês (oferecido atualmente a 128 países), se tornando o único país sul-americano sem acesso tarifário facilitado e, portanto, passou a enfrentar, em média, maiores tarifas de importação que outros países, ainda que as tarifas efetivas sejam relativamente baixas.

Investimentos

O país não é só parceiro em comércio exterior, mas também um grande investidor no Brasil, sendo o 12º maior investidor estrangeiro no Brasil e o quinto maior investidor estrangeiro nas indústrias de transformação do Brasil em 2021. O estudo traz informações sobre o estoque investido ao longo de 10 anos, além dos anúncios de investimento greenfield, em infraestrutura e fusões e aquisições.

Para conferir esses e mais dados e análises sobre a relação entre Brasil e Japão, acesse o estudo completo.

Fonte:Apex-Brasil

Sobre o autor

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