Entre em contato com um de nossos especialistas!

Porto de Shanghai ainda funciona apesar do bloqueio, mas as linhas estão de olho em desvios

Porto de Shanghai ainda funciona apesar do bloqueio, mas as linhas estão de olho em desvios

Tradução feita por Carolina Correa - Coordenadora de tráfego  ELEMAR 

blog.elemar.com.br

 

 

 

O grupo portuário de Ningbo informou ao jornal que não houve, até o momento, chegada de navios porta-contêineres desviados de Shanghai apesar de cidade e seu porto estarem na segunda semana de lockdown, sem data prevista para o término.

 

Um porta-voz em Shanghai disse: “Estamos fazendo um bom trabalho de prevenção e controle de epidemias para garantir operações contínuas e estáveis. Não há ocorrência de transferência de navios com destino Shanghai para o porto de Ningbo”.

 

No entanto, foi observado que o tempo de espera para os navios atracarem em Shanghai é de 24 a 48 horas, mesmo com lockdown apenas em sua segunda semana. Se continuar, as companhias marítimas podem ter que considerar desvios para Ningbo ou Shenzhen”.

 

Enquanto o porto internacional de Shanghai reitera que o porto continua a funcionar normalmente, refutando reportagens da mídia que afirmam que até 350 navios estão na fila para atracar, fontes da cidade disseram ao The Loadstar que o bloqueio estava afetando a logística do interior.

 

Uma fonte disse: “O transporte rodoviário é um problema, porque outras cidades chinesas não concederão acesso aos de Shanghai, a menos que os motoristas produzam um teste Covid-19 negativo e nem todos os residentes de Shangai tem sido testados”.

 

O agente de cargas Geodis acrescentou que atualmente o transporte rodoviário de e para Shanghai é permitido apenas para equipamentos de proteção individual e bens essenciais.

 

Acrescentou também: “Os armadores estão muito preocupados com a previsão de volume significativamente reduzido em Shanghai nas próximas semanas. Recomendamos fortemente portos de carregamento alternativos, como Ningbo e Taicang (Suzhou), para remessas urgentes.”

 

Anne-Sophie Zerlang Kalsen, chefe de logística de clientes da Ásia-Pacífico, disse: “Enquanto a cidade está passando por duros bloqueios residenciais, os portos de Shanghai – Waigaoqiao e Yangshan – estão trabalhando normalmente nas operações de navios, entrada e saída do terminal, e espero que isso continue. No entanto, a eficiência do transporte terrestre é reduzida devido à indisponibilidade de caminhoneiros”.

 

 “Estamos fazendo tudo o que podemos para aliviar a dor de nossos clientes, aumentando nossas atividades em ferrovias e barcaças, e continuaremos acompanhando de perto a situação bastante fluida”, acrescentou.

 

O armador ONE alertou que remessas não coletadas de contêineres e mercadorias perigosas estão se acumulando nos pátios de contêineres de Shanghai, devido à falta de transporte, acrescentando: “Atualmente, as operações portuárias e terminais [em Shanghai] permanecem operacionais. No entanto, a disponibilidade de caminhões é muito limitada.

 

 “O resultado é que os terminais em Shanghai, Yangshan e Wai Gao Qiao PH2, em particular, estão enfrentando alta utilização dos pátios para mercadorias perigosas e refrigeradas. Existe a possibilidade de que certas classes de DG e reefers não possam descarregar se não puderem ser acomodados. ”

 

E dizia: “Nesse caso, providenciaremos a mudança de destino para descarregar em outros portos ou manter a carga em outros portos de transbordo para transportar para Shanghai assim que a situação permitir”.

 

 

 

Fonte: https://theloadstar.com/

 

 


Sobre o autor

No mercado desde 1979, a princípio somente na área de Desembaraço Aduaneiro, a Elemar tem no sue DNA como motivação proncipal, surpreender o Cliente em todos as aspectos relacionados a logística, oferecendo soluções inovadoras, até bem por isto deste conceito nasceu nosso slogan: Logística, Suporte e Soluções, o que fez com que fossemos ampliando nosso leque de serviços para atender todas as necessidades dos nossos clientes e hoje alcançamos o nível de Operador Logístico Internacional com equipes exclusivas e atuantes em:

  • Projetos Logísticos;
  • Agenciamento de Carga;
  • Desembaraço Aduaneiro;
  • Armazém Geral;
  • Gestão de Distribuição.