Saiba tudo (ou quase) sobre o comércio exterior do Brasil com 20 países através do “Perfil País” da ApexBrasil
Brasília – Agentes de comércio exterior, dirigentes de empresas exportadoras e importadoras e demais profissionais ligados a esse importante segmento da economia brasileira têm à disposição uma excelente fonte de informações sobre o intercâmbio comercial do Brasil com alguns de seus principais parceiros mundo afora. As informações estão disponíveis na série “Perfil País”, produzida por especialistas da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).
A Agência lançou recentemente três novos estudos, com foco na África do Sul, Canadá e Chile, que tiveram seus Perfis divulgados, somando-se a uma série integrada pela República Dominicana, Rússia, Israel, Argentina, Tailândia, Irã, Ucrânia, Paquistão, Emirados Árabes, Colômbia, China, Angola, Alemanha, Arábia Saudita, Cazaquistão, Estados Unidos e Índia. No decorrer do ano, novos Perfis devem ser agregados a essa relação.
De acordo com a ApexBrasil, o produto apresenta um panorama econômico de cada país selecionado, com análises completas e sucintas sobre as oportunidades e os desafios desses mercados.
Uma das maiores economias do continente africano, a África do Sul tem investido na sua política industrial com o intuito de apoiar diversos mercados. Entre 2020 e 2021, as exportações brasileiras ao país cresceram 19% e, segundo o Mapa de Oportunidades da ApexBrasil, existem 561 produtos com oportunidades de exportação à África do Sul, com destaque para setores de alto valor agregado, como máquinas e equipamentos, equipamentos de transporte e produtos farmoquímicos e farmacêuticos. Por essa razão, o país foi selecionado como mercado-alvo de oito projetos setoriais da Agência em mercados como agronegócio, casa e construção, máquinas e equipamentos e saúde.
O Brasil é um importante fornecedor para o mercado canadense. Entre 2017 e 2021, as exportações brasileiras para esse mercado cresceram 16% ao ano e há 485 produtos brasileiros com oportunidades já identificadas nos setores de geradores e máquinas de geração de energia, joias e pedras preciosas e semi-preciosas, ingredientes alimentícios e couros e peles, entre outros. O país possui uma vasta rede de acordos comerciais e, desde 2018, negocia um acordo de livre comércio com o MERCOSUL, o que pode ampliar ainda mais as exportações brasileiras para aquele país. O Canadá também é um grande investidor no Brasil, com destaque para o setor de infraestrutura, energias renováveis e mineração.
Entre os três países, o Chile é o que mais possui produtos com oportunidades mapeadas. O Mapa de Oportunidades da ApexBrasil identificou 1.712 produtos brasileiros, entre eles o café e o chocolate, que podem alavancar suas vendas no mercado chileno. Além disso, o Chile também é o maior investidor sul-americano no Brasil, com um estoque de capital investido avaliado em US$ 7 bilhões em 2020, com destaque em investimentos no setor de aviação, linhas de transmissão e energias renováveis, especialmente a solar.
Confira os Perfis País aqui.
(*) Com informações da Apex-Brasil
Fonte: www.comexdobrasil.com