Entre em contato com um de nossos especialistas!

Setor gráfico: as tendências para 2023

blog.elemar.com.br

 

O setor gráfico está em pleno crescimento e tem um cenário promissor em 2023. Conheça as tendências do ramo para este ano!

setor gráfico tem apresentado um excelente desenvolvimento e o cenário atual é bastante promissor para 2023.

Dados de um boletim recente da Associação Brasileira da Indústria Gráfica (Abigraf) mostram que, em 2021, o setor cresceu 7,8%, enquanto as atividades de impressão tiveram um aumento de 23,7%.

Esse quadro contrasta com os números do ano anterior, que apresentaram quedas no segmento, o que aponta para uma recuperação e o pleno desenvolvimento das atividades desse ramo.

Por isso, para aproveitar esse crescimento, nada melhor do que ficar por dentro de elementos que prometem ser uma boa aposta ao longo deste ano. Continue a leitura e confira!

O que esperar do setor gráfico em 2023

Todo projeto de design gráfico deve levar em conta uma série de elementos, como o público que se pretende atingir, qual emoção se pretende despertar e a identidade visual da marca para a qual o projeto é desenvolvido.

Para que tudo isso seja explorado de forma eficiente, é essencial conhecer o que está em alta no setor gráfico e aplicar esses elementos de forma inteligente.

Por isso, para garantir o sucesso dos seus projetos em 2023, confira algumas das principais tendências para esse ramo.

Cores

Embora os tons pastéis tenham dominado o setor gráfico por algum tempo, seja com tons mais neutros ou por meio das “candy colors", esse cenário parece estar passando por mudanças.

Agora, o que tem surgido com mais força no ramo são os tons vibrantes e as cores vivas, trazendo mais diversão e destaque para os projetos desenvolvidos, além de ousar também na combinação desses tons.

Por isso, para se manter por dentro dessa tendência, pode ser interessante apostar em tonalidades um pouco mais chamativas.

Fontes

tipografia é parte fundamental de todo projeto de design, participando de forma muito relevante na identidade visual de uma marca, por exemplo.

Para observar a importância desse elemento, podemos observar que, até pouco tempo atrás, as fontes serifadas eram vistas como um indício de seriedade e profissionalismo, o que fazia com que fossem mais restritas a alguns espaços e temas.

No entanto, essa estética tem sido muito bem-vinda a outros nichos, tornando-se um sinal de elegância, mas também de modernidade.

Por isso, as fontes serifadas mostram ser uma tendência promissora para diversos contextos em 2023.

Elementos

Ao observar diferentes projetos por aí, desde embalagens de produtos até conteúdos para redes sociais, é possível notar a presença de desenhos com linhas mais suaves e menos precisas, que são categorizados como elementos orgânicos.

Esse tipo de recurso visual, que lembra um desenho feito à mão, tem se popularizado em diversos meios, seguindo a tendência de humanização na comunicação verbal e visual das marcas.

Papéis

Não é apenas o aspecto visual do setor gráfico que apresenta tendências para 2023.

Seguindo a linha de uma aparência mais orgânica, os papéis sem revestimento têm se destacado, por apresentarem uma textura porosa que vai muito bem com esse tipo de projeto.

 

Fonte: https://printstore.com.br/


Sobre o autor

No mercado desde 1979, a princípio somente na área de Desembaraço Aduaneiro, a Elemar tem no sue DNA como motivação proncipal, surpreender o Cliente em todos as aspectos relacionados a logística, oferecendo soluções inovadoras, até bem por isto deste conceito nasceu nosso slogan: Logística, Suporte e Soluções, o que fez com que fossemos ampliando nosso leque de serviços para atender todas as necessidades dos nossos clientes e hoje alcançamos o nível de Operador Logístico Internacional com equipes exclusivas e atuantes em:

  • Projetos Logísticos;
  • Agenciamento de Carga;
  • Desembaraço Aduaneiro;
  • Armazém Geral;
  • Gestão de Distribuição.