Entre em contato com um de nossos especialistas!

Surpresas no comércio exterior: B/L-SWB e o Clean on Board

Surpresas no comércio exterior: B/L-SWB e o Clean on Board

blog.elemar.com.br

 

Data de publicação:04/07/2022

A cláusula on board ou shipped on board, que é mencionada no conhecimento de embarque marítimo (Bill of Lading ou simplesmente B/L, e também no Sea Waybill - SWB) é colocada quando a mercadoria é embarcada e estivada no porão de um navio convencional, aquele de porões e decks. Ou seja, em seu espaço coberto, abaixo da tampa no convés (hatch).

Quando ela é embarcada e transportada no convés de um navio convencional, o conhecimento de embarque não terá, em hipótese alguma, esta cláusula on board. A menção no conhecimento de embarque será on deck, ou shipped on deck.

A cláusula on board é também colocada no conhecimento marítimo quando o embarque ocorre em containers, em navio porta-containers, não importando se está abaixo ou acima da tampa do convés. Isso, em razão do container ser equipamento do navio, unidade de carga, portanto porão móvel.

Quando a mercadoria embarcada não apresentar qualquer problema com ela e/ou a embalagem, o conhecimento de embarque será emitido sem qualquer cláusula mencionando qualquer fato. Assim, o conhecimento de embarque será considerado "limpo" (clean).

Se for notado algum problema com a mercadoria e/ou embalagem, o conhecimento de embarque fará menção ao problema notado. Isso tornará o conhecimento de embarque "'sujo" ou "rasurado". Isso para resguardar o armador de cobrança futura pelo importador.

Quando uma carta de crédito solicitar um conhecimento limpo, isso deve ser considerado apenas para cumprimento, e não para menção. Há embarcadores que solicitam ao armador a menção "clean", e nem sempre são atendidos. E, realmente, não há porque atender. Se for limpo, nada deve ser mencionado e assim considerado. A Publicação 600 da ICC, que rege as cartas de crédito, respalda isso.

Muitas vezes vemos no conhecimento de embarque a menção shipped on board e também clean on board. Isso é chover no molhado. E, o clean on board nem é uma cláusula. Na realidade são duas. Clean é uma coisa e on board é outra, como vimos acima, e nem devem ser colocadas juntas como se uma fosse.

 

Fonte: www.aduaneiras.com.br

 


Sobre o autor

No mercado desde 1979, a princípio somente na área de Desembaraço Aduaneiro, a Elemar tem no sue DNA como motivação proncipal, surpreender o Cliente em todos as aspectos relacionados a logística, oferecendo soluções inovadoras, até bem por isto deste conceito nasceu nosso slogan: Logística, Suporte e Soluções, o que fez com que fossemos ampliando nosso leque de serviços para atender todas as necessidades dos nossos clientes e hoje alcançamos o nível de Operador Logístico Internacional com equipes exclusivas e atuantes em:

  • Projetos Logísticos;
  • Agenciamento de Carga;
  • Desembaraço Aduaneiro;
  • Armazém Geral;
  • Gestão de Distribuição.