Entre em contato com um de nossos especialistas!

Wilson Sons registra crescimento nas exportações de vinhos e sucos pelo Tecon Rio Grande

Wilson Sons registra crescimento nas exportações de vinhos e sucos pelo Tecon Rio Grande

blog.elemar.com.br

Segmento de bebidas apresentou alta de 62% em abril e 8% no acumulado do ano no terminal de contêineres gaúcho

A Wilson Sons registrou aumento na exportação de cargas de sucos e vinhos em abril deste ano, através do Tecon Rio Grande. O segmento apresentou alta de 62% em relação a abril de 2021. No acumulado dos quatro primeiros meses do ano, o crescimento foi de 8% na comparação com o mesmo período do ano passado. Os principais mercados consumidores para estes produtos de vinícolas nacionais são Haiti, Países Baixos, Estados Unidos, Japão e China.

Se avaliado separadamente, o segmento de sucos apresentou, em abril, aumento de 123% nas exportações pelo terminal de contêineres gaúcho e de 9% nos primeiros quatro meses deste ano. Já a exportação de vinhos cresceu 120% no último mês e 79% no primeiro quadrimestre de 2022 pelo Tecon Rio Grande.

“Os resultados positivos para os primeiros meses do ano atestam a relevância do valor agregado dos produtos que integram o segmento de bebidas. O ano de 2022 está confirmando o interesse de destinos atraentes no mercado internacional por sucos e vinhos brasileiros. O segmento mostra resiliência em um cenário desafiador para o transporte comercial marítimo e logística portuária”, destaca Paulo Bertinetti, diretor-presidente do terminal.

Os números positivos para exportação de vinhos e sucos nos quatro primeiros meses deste ano reforçam a tendência de alta registrada em 2021. Dados da Uvibra (União Brasileira de Vitivinicultura) mostram que as exportações de vinhos brasileiros cresceram 83,25% no ano de 2021, em comparação com 2020. Pelo consolidado do ano, foram 8.132.342 litros, ou seja, 10,8 milhões de garrafas, que saíram do Brasil nos 12 meses e chegaram a 53 países, com destaque para o Paraguai, Haiti, Rússia, China e Estados Unidos. Se for somado o volume de vinho, espumante e suco de uva, o total ultrapassa os 12.437.524 litros contra 6.586.262 do ano passado. O maior crescimento percentual foi na categoria de suco de uva, com 144,59% de incremento, chegando a 3.369.939 litros.

Para a Uvibra, a boa performance mostra o reconhecimento da qualidade dos produtos nacionais, o câmbio favorável e ações em feiras, missões comerciais e eventos promocionais. Outro ponto favorável é a diversidade de uvas e de estilos de vinhos e espumantes produzidos no Brasil, graças às dimensões continentais do país e de uma diversidade de terroirs única no mundo. Hoje, a produção brasileira está presente em 26 regiões de 10 estados. Para este ano, o setor está muito otimista, ainda mais depois da Safra 2022 ter encerrado com êxito frente a qualidade das uvas, mesmo diante da forte estiagem registrada nos últimos meses.

“Temos um portfólio de vinhos e espumantes que agradam aos mais variados paladares em todos os continentes. Temos espumantes e vinhos nobres mais elaborados, assim como vinhos e espumantes mais descontraídos. Essa facilidade em beber é que tem encantado outras culturas”, diz o presidente da Uvibra, Deunir Luis Argenta.

Este ano, a Wilson Sons celebra os 25 anos do Tecon Rio Grande como um dos mais importantes terminais do País e uma das instalações mais competitivas na América do Sul. O terminal é o porto brasileiro mais bem avaliado no ranking nacional, sendo considerado o mais eficiente do Brasil, na abordagem administrativa do Índice Global de Desempenho Portuário de Contêineres do Banco Mundial (CPPI) e IHS Markit. O terminal também é o único representante brasileiro a figurar entre os 50 melhores portos do mundo, de acordo com a mesma abordagem. O índice analisou mais de 300 instalações em todos os continentes e utilizou dados dos maiores armadores do mundo, responsáveis por 76% da movimentação global de contêineres.

Desde o início de suas operações, em 1997, o Tecon Rio Grande vem contribuindo para o desenvolvimento econômico e social do Estado do Rio Grande do Sul. Além de cumprir seus compromissos contratuais, realizou grandes investimentos ao longo do tempo, incrementando a capacidade e a produtividade do terminal, por meio de modernização tecnológica de equipamentos, processos e adequação da infraestrutura.

Hoje, com cerca de 3 mil clientes importadores e exportadores, o Tecon Rio Grande recebe as principais linhas que escalam o Brasil, oferecendo serviços semanais para todos os trades do mundo a partir de 17 clientes armadores.

 

Fonte: http://www.cargonews.com.br/


Sobre o autor

No mercado desde 1979, a princípio somente na área de Desembaraço Aduaneiro, a Elemar tem no sue DNA como motivação proncipal, surpreender o Cliente em todos as aspectos relacionados a logística, oferecendo soluções inovadoras, até bem por isto deste conceito nasceu nosso slogan: Logística, Suporte e Soluções, o que fez com que fossemos ampliando nosso leque de serviços para atender todas as necessidades dos nossos clientes e hoje alcançamos o nível de Operador Logístico Internacional com equipes exclusivas e atuantes em:

  • Projetos Logísticos;
  • Agenciamento de Carga;
  • Desembaraço Aduaneiro;
  • Armazém Geral;
  • Gestão de Distribuição.